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Informações sobre o curso
13/03/2015

Tempo de Integralização:5 anos

Carga Horária Anual: 4800 horas

Carga Horária Semestral: 4050 horas

Aut. Res. CONSU nº 06/2005

CURSO: O desafio de formar um (a) enfermeiro (a) que atenda a mudança de paradigma da área de saúde implica na definição de alguns pressupostos que embasam o perfil do profissional e a estrutura curricular.

ENFERMAGEM - a prática da Enfermagem enquanto prática social é condicionada e construída nas relações sociais, num momento histórico e numa sociedade concreta. A Enfermagem tem o cuidado como núcleo de competência e responsabilidade, manifestando potencial para transitar em diferentes campos do conhecimento para a prestação desse cuidado, tendo como foco a pessoa a quem cuidará.

Para isso, o Curso estabelece relações com a equipe e com a família, buscando em conjunto novas tecnologias necessárias ao cuidado e, assim, atuando no processo de transformação da realidade. A graduação em Enfermagem desenvolvida na UNIJALES está fundamentada sob as seguintes bases legais: Constituição Federal Brasileira de 1988; Lei 7498/86 - Lei do Exercício Profissional; Decreto 94.406/87 - Decreto do Exercício Profissional; Lei 8080/90 - Lei Orgânica da Saúde; Lei 8142/90 - Lei Orgânica da Saúde; Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Parecer CNE/CES Nº1133/2001 - dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição; Resolução CNE/CES nº 03/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem.

Neste sentido, o Curso de Graduação do Centro Universitário de Jales - UNIJALES - apresenta como proposta pedagógica, orientar e estimular a procura pela profissão, torná-la conhecida na comunidade onde está inserida, divulgar sua história de lutas e conquistas, expandir o mercado de trabalho e a oferta de postos de trabalho, confirmando competências nas quais a participação do (a) enfermeiro (a) é imprescindível e veiculando outras possibilidades colocadas pelas necessidades do ser humano na contemporaneidade. No exercício da autonomia conferida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Unijales, constroe o projeto pedagógico contemplando a qualidade do ensino, entendendo que este processo envolve as seguintes relações: relações da escola com as pessoas, as instituições com a comunidade, contribuindo para a inserção crítica do aluno no contexto social, em nível macro, como um ser que se humaniza cada vez mais.

OBJETIVOS DO CURSO: A formação acadêmico-profissional de enfermagem centra-se na apreensão da realidade social considerando as dimensões que a compõem: histórica, econômica, cultural e política. Esse movimento deve proporcionar ao profissional, condições para identificar as diversas expressões do cuidado de enfermagem, que se configura como eixo básico da formação profissional. Para tanto o curso de Enfermagem fundamenta-se em sete bases ou eixos temáticos, que incluem as ciências biológicas, humanas e da saúde. Desta forma, a promoção, prevenção e reabilitação de agravos à saúde configura-se como principal eixo norteador em todas as diversas ciências de enfermagem. Para possibilitar o enfrentamento e intervenção qualificada no processo saúde-doença/cuidado, a formação profissional deve expressar a intrínseca relação entre as dimensões de saber fazer, saber ser e saber apreender. Há uma grande sensibilização com respeito à humanização das ações do cuidar, ou seja, os recursos de aprendizagem a serem usados estão articulados de forma a construir um profissional sensibilizado para o cuidado integral ao outro, não apenas atendo-se ao caráter técnico do cuidar.

OBJETIVO GERAL: O objetivo principal do curso é formar enfermeiros (as) capazes de atuar buscando aliar competência técnica, ética, política ecológica, social e educativa para conseguir desenvolver ações, pautadas na realidade social, na qual está inserido, na perspectiva da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e desta forma, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS, constitucionalmente assegurado para a população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender o homem nas dimensões filosóficas, políticas, psicológicas, biológicas e sociais e em suas fases evolutivas do ciclo de vida inseridas no contexto familiares e sociais; Compreender e estabelecer novas relações com o contexto político, econômico, cultural e ambiental no qual se inserem as práticas de saúde, atuando como agente crítico e transformador da realidade; Compreender as políticas de saúde, comprometendo-se com a busca de respostas aos desafios que se apresentam para garantir uma assistência de enfermagem de qualidade; Reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a garantir a integralidade da assistência, sob o enfoque de ações preventivas, curativas e de reabilitação articuladas, prestadas em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde, tendo em vista a saúde de indivíduos, família e comunidade; Estabelecer relações de trabalho pautadas em atitudes éticas e humanas que favoreçam o trabalho em grupo e a tomada de decisões competente que interfira no processo de trabalho assistencial, facilitando o enfrentamento criativo das situações, muitas vezes incertas e imprevisíveis do cotidiano, considerando a diversidade do mundo contemporâneo; Planejar, implementar e avaliar programas de promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento; Desenvolver o auto-conhecimento, a sensibilidade humana, o senso de responsabilidade, solidariedade e justiça para atuar com disponibilidade e flexibilidade, respeitando os princípios ético-legais e humanos; Cuidar da própria saúde física e mental, buscando seu bem-estar como cidadão e enfermeiro, reconhecendo-se em sua própria integralidade e investir na própria educação continuada; Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento para aprimorar a prática profissional.

COMPETÊNCIA E HABILIDADES: A direção pedagógica da UNIJALES em consonância com coordenação do curso de Enfermagem objetiva a formação profissional que propicie a intrínseca articulação entre as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, com condição para a atuação profissional, viabilizando o desempenho de competências e habilidades, em consonância com as orientações vigentes pelo COFEn/COREn Conselho Federal de Enfermagem/Conselho Regional de Enfermagem - ABEn - Associação Brasileira de Enfermagem, CNE - Conselho Nacional de Educação e MEC/SESU - Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior, que implicam na: Capacidade de desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação em saúde dentro de padrões de qualidade técnica e ética; Planejar o processo de trabalho junto à equipe; Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e comunicação, sendo capaz de inserir-se no processo de trabalho multidisciplinar; Possuir capacidade de mediar conhecimentos e abstraí-los, dentro de uma ótica dialógica e humanizadora; Identificar necessidades de saúde; Formular o problema do paciente/comunidade; Elaborar e executar o plano de cuidado/intervenção; Avaliar o trabalho em saúde.

Av. Francisco Jalles, 1851 - Centro Telefone: (17) 3622-1620