Loading

Extensão

Extensão

Extensão de Libras

Duração: 80 horas
  • image

Informações

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. É por meio dessa linguagem que ocorre a comunicação efetiva dos surdos. Toda escola ou empresa necessita de profissionais que saibam LIBRAS, para que possa ocorrer a comunicação com a pessoa surda. Por essa razão o Centro Universitário de Jales oferece o curso como atividade de extensão aos sábados. Para maiores informações sobre os Cursos de Nivelamento e o de LIBRAS, procure a secretaria da instituição.

EMENTA:

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Expressar a comunicação em Libras de forma contextualizada. Importância e respeito à cultura surda. Posturas e comportamentos para a comunicação em sinais. Aspectos linguísticos da Língua de Sinais. Conhecimentos relevantes aos aspectos relacionados à surdez. Reflexos da perda auditiva na leitura, escrita e interpretação da Língua Portuguesa.

OBJETIVOS:

* Mostrar a real importância da disciplina de LIBRAS, tanto nos aspectos educacionais como legais;
* Levar o discente a se expressar em LIBRAS de forma contextualizada e utilizá-la como ferramenta a ser usada para obter uma comunicação a garantir uma efetiva aprendizagem do aluno surdo;
* Introduzir conhecimentos básicos de sinais, comportamentos e posturas adequadas a serem tomadas na comunicação com o surdo;
* Sensibilizar aspectos psicossociais e culturais na relação entre a sociedade e o indivíduo surdo, enquando sujeito com uma identidade própria;
* Apresentar e orientar sobre reflexos da perda auditiva que interferem no desenvolvimento e uso da Língua Portuguesa;
* Promover reflexões e discussões sobre a Educação Inclusiva;
* Motivar a conscientização para uma conduta profissional centrada na visão da capacidade de educar todos com sucesso, inclusive aqueles que possuem desvantagens

METODOLOGIA DE ENSINO:

LIBRAS é a língua sinais utilizada pelos surdos sendo unicamente praticada com as mãos tendo como apoio a expressão facial e corporal. Considerando este pressuposto, as aulas de LIBRAS - serão desenvolvidas de maneira dinâmica, contextualizada e de interação ativa ocupando o próprio espaço da sala de aula, utilizando a movimentação das mãos, expressão facial e corporal dos educandos. Os conteúdos teóricos abordados serão ministrados de forma expositiva pela professora ou pelos grupos de trabalhados formados pelos alunos. As aulas contaram com material de apoio, apostilas de sinais e a utilização de Power point.

Cronograma

Abril: Presencial  06 e 27  / Distância 13 e 20

Maio: Presencial 04 e 25 / Distância 11 e 18

Junho: Presencial 01 e 15  / Distância 08 e 22

Julho: Presencial 27 / Distância 20

Agosto: Presencial 10 e 24  / Distância 13, 17 e 31

Setembro: Presencial 14 e 28 / Distância 07 e 21

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: As aulas práticas serão observadas durante todo o período do curso, considerando alguns aspectos: participação, assiduidade, compromisso. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

-QUADROS, R. Muller de. Língua de Sinais Brasileira/Estudos Linguisticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

-COLL, c. et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidade educativasespeciais e aprendizagem escolar.Porto Alegre: Artmed, 1995. v.3. cap.9, p. 171-192.

-PIMENTA, N.; QUADROS, R. M. de. Curso de Libras 1. Rio de Janeiro: LSB Video, 2006.

COMPLEMENTAR:

-PACHECO, J. et al. Curso Básico de Libras. Copuritht, 2008.

-SALLES, H. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para aprática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004. V. I.

-SALLES, H. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para aprática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004. V. II.

-ESMINGER, Judy de, Curso Básico de Libras- Comunicando com as mãos. Mato Grosso do Sul. « http://picasaweb.gogle.com.br/cristalgallo3/APOSTILADELIBAS#»

-PACHECO, Jonas. et al. Curso de Libras. «www.srudo.org.br»



Corpo Docente

Docente Titulação
Vânia Maria Pacheco Especialista

Desenvolvido por Tribo Propaganda