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Graduação

Informações

A palavra Biologia significa “estudo da vida”, portanto quem faz uma graduação em Ciências Biológicas se aprofunda nos estudos de todos os seres vivos que habitam o planeta, além de estudarem os seres inanimados. Devido ao amplo campo, o Biólogo possui inúmeras atuações como: pesquisador, cientista, geneticista, botânico, microbiologista, zoologista, empreendedor, professor, além de atuarem nas áreas de saúde, meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade e biotecnologia.

OBJETIVOS

O graduado em Ciências Biológicas deverá possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio ambiente. Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado da Biologia para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos. Também, deve capacitar para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão. Deve, ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, assumindo a sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

HABILIDADE E COMPETÊNCIA

O egresso do Curso de Ciências Biológicas deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades: 

a) Pautar-se por princípio da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;  

b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;

c) Atuar em pesquisas básicas e aplicadas nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

d) Porta-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadão, inclusive na perspectiva sócio ambiental;

e) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;

f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referentes a conceitos/ princípios/ teorias;

g) Estabelecer relações entre ciências, tecnologias e sociedade;

h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultoria, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;

i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;

j) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e a biodiversidade;

l) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialistas e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;

m) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnológicos/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;

n) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidades para mudanças contínuas, tornando-se esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

LABORATÓRIO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR – Ciências/Biologia

O laboratório didático de Ciências/Biologia está estruturado para a realização de atividades práticas que requeiram o uso de microscopia além de outras atividades práticas de biologia. Esta sala de experimentos é utilizada para a realização de atividades referentes às áreas do conhecimento de Citologia, Histologia, Embriologia, Ecologia, Microbiologia, Genética, Botânica, Zoologia, Anatomia e Fisiologia e para a disciplina de Instrumentação para e Ensino, no curso de Ciências/Biologia desta Instituição. O objetivo do Laboratório Didático de Biologia é facilitar o estudo, das áreas do conhecimento acima relacionadas, bem como o entendimento de aulas teóricas através de exercícios práticos que visam o esclarecimento da morfologia e fisiologia celular e outros que necessitam o uso de microscopia.

LABORATÓRIO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR – Física/Química 

O laboratório Multidisciplinar de Física e Química da UNIJALES é utilizado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento da Física e Química para e Ensino no curso de Farmácia desta Instituição. É um lugar privilegiado para a realização de experimentos, com instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas.

LABORATÓRIO DE ANATOMIA 

O laboratório de Anatomia Humana é um lugar privilegiado para a realização de estudos práticos sobre o estudo do corpo humano e o funcionamento estrutural do organismo bem como o funcionamento de todos os sistemas que formam a máquina humana.Possui ambiente climatizado com duas bancadas em granito de fácil acesso e instalação de água ao final de cada bancada. Sempre utilizado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento da Anatomia Humana, Bases Biológicas e também para o estudo da Fisiologia Humana nos cursos de Ciências/Biologia, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia desta Instituição. O objetivo do Laboratório é capacitar os discentes, sempre supervisionados por seus respectivos docentes, para um melhor conhecimento prático sobre o corpo humano, garantindo que conceitos adquiridos em aulas teóricas sejam fundamentados no conhecimento prático.



Corpo Docente

Docente Titulação
Jéssika Viviani Okumura Doutora
Ana Paula dos Santos Santana Doutora
Oscar Farina Júnior Mestre
Tamar Naline Shumiski Mestre
Karina Garcia da Costa Especialista
Adriana Cristina Lourenção Mestre
Maria Antônia Rodrigues Marques Especialista
José Renato Sessino Toledo Barbosa Especialista
Washington Pissuto Especialista
Iris Aparecida Abreu da Silva Especialista
Madalena Guisso Doho Mestre
Ana Caroline Soncin da Silva Mestre
Letícia Antunes Muniz Ferreira Mestre

Processo Seletivo Unificado 2019

Inscrições abertas para o Centro Universitário referência da região Noroeste Paulista.
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