Loading

Graduação

Informações

A partir de 2020, a Unijales oferecerá além da licenciatura, a modalidade bacharelado no Curso de Ciências Biológicas, com duração de 4 anos cada modalidade.
Observação: as duas modalidades realizadas em conjunto na Unijales terá duração mínima de 5 anos. 

A palavra Biologia significa “estudo da vida”, portanto quem faz uma graduação em Ciências Biológicas se aprofunda nos estudos de todos os seres vivos que habitam o planeta, além de estudarem os seres inanimados. Devido ao amplo campo, o Biólogo com licenciatura e bacharelado possui inúmeras atuações como: pesquisador, cientista, geneticista, botânico, microbiologista, zoologista, empreendedor, professor, além de atuarem nas áreas de saúde, meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade e biotecnologia.

OBJETIVOS

O graduado em Ciências Biológicas, em qualquer modalidade (Licenciatura ou Bacharelado) deverá possuir uma formação ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio ambiente.

DIFERENCIAIS DO CURSO

- Professores capacitados mestres e doutores na sua área de formação; 
- Curso voltado para a BIOTECNOLOGIA, área atual das Ciências Biológicas;
- Disciplinas voltadas para a formação do Biologista Forense, como a Genética Forense;
- Realização de diversas atividades práticas, que contribui para melhor fixação do conhecimento;
- Viagens de campo como atividades extracurriculares;
- Cursos e mini-cursos como atividades extracurriculares;
- Incentivo a pesquisa científica na graduação com direcionamento para mestrado e doutorado.

ESPAÇOS UTILIZADOS

LABORATÓRIO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR – Ciências/Biologia 
O laboratório didático de Ciências/Biologia está estruturado para a realização de atividades práticas que requeiram o uso de microscopia além de outras atividades práticas de biologia. Esta sala de experimentos é utilizada para a realização de atividades referentes às áreas do conhecimento de Citologia, Histologia, Embriologia, Ecologia, Microbiologia, Genética, Botânica, Zoologia, Anatomia e Fisiologia e para a disciplina de Instrumentação para e Ensino, no curso de Ciências/Biologia desta Instituição. O objetivo do Laboratório Didático de Biologia é facilitar o estudo, das áreas do conhecimento acima relacionadas, bem como o entendimento de aulas teóricas através de exercícios práticos que visam o esclarecimento da morfologia e fisiologia celular e outros que necessitam o uso de microscopia.  

LABORATÓRIO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR – Física/Química 
O laboratório Multidisciplinar de Física e Química da UNIJALES é utilizado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento da Física e Química. É um lugar privilegiado para a realização de experimentos, com instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas.   

LABORATÓRIO DE ANATOMIA 
O laboratório de Anatomia Humana é um lugar privilegiado para a realização de estudos práticos sobre o estudo do corpo humano e o funcionamento estrutural do organismo bem como o funcionamento de todos os sistemas que formam a máquina humana. Possui ambiente climatizado com duas bancadas em granito de fácil acesso e instalação de água ao final de cada bancada. Sempre utilizado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento da Anatomia Humana, Bases Biológicas e também para o estudo da Fisiologia Humana nos cursos de Ciências/Biologia, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia desta Instituição. O objetivo do Laboratório é capacitar os discentes, sempre supervisionados por seus respectivos docentes, para um melhor conhecimento prático sobre o corpo humano, garantindo que conceitos adquiridos em aulas teóricas sejam fundamentados no conhecimento prático. 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Os Laboratórios Acadêmicos de Informática são os locais onde os alunos desenvolverão os seus estudos e onde são ministradas as aulas práticas das disciplinas relacionadas à informática. Na Biotecnologia, é utilizado para o ensino nas disciplinas de técnicas para auxiliar na Biologia Molecular e Genética Forense. 

Corpo Docente

Docente Titulação
Jéssika Viviani Okumura Martins Doutora
Ana Paula dos Santos Santana Doutora
Karina Garcia da Costa Especialista
Adriana Cristina Lourenção Mestre
José Renato Sessino Toledo Barbosa Especialista
Washington Pissuto Especialista
Iris Aparecida Abreu da Silva Especialista
Ana Caroline Soncin da Silva Mestre
Rosimeire da Silva Mestre
Tamar Naline Shumiski Mestre
Adônis Coelho Mestre
Kelys Ramos Mestre
Luis Lenin Vicente Pereira Doutor
Nayara Gomes Felix Barbosa Mestre

Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!