Loading

  • Atendimento: Segunda à Sexta
  • Horário: 8:00 às 12:00 | 13:30 às 16:30 | 18:30 às 22:30

Graduação

Informações sobre o curso

O objetivo do Curso de Serviço Social é formar assistentes sociais com consciência crítica da realidade social e visão totalizadora do homem enquanto ser social. A formação deve preparar o futuro profissional para identificar as várias formas de manifestação das expressões da questão social e o desrespeito aos direitos sociais. Formula, gerencia e implementa projetos, programas e serviços que dão respostas aos problemas sociais. O graduado em Serviço Social pela UNIJALES atuará nas expressões concretas da questão social por meio da articulação das dimensões crítica, autônoma, investigativa e criativa, sendo capaz de compreender a realidade e elaborar alternativas próprias e coerentes com a relação entre forças e sujeitos sociais implicados na dinâmica social mais geral e particular.

Mercado de trabalho: o mercado de trabalho é diversificado e tem se expandido cada vez mais abrangendo as políticas públicas de assistência social, educação, saúde, ministério público, defensoria pública, poder judiciário, Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), organizações da sociedade civil no terceiro setor, empresas entre outros.

O que faz o Assistente Social: elabora, executa e avalia programas, projetos, planos municipais, estaduais e nacional de Assistência Social; exerce funções de direção e/ou coordenação; realiza estudo, elabora e mantém atualizado cadastro de entidades e rede de atendimentos públicos e privados; presta assessoria e supervisão às entidades não governamentais da rede sócio- assistencial; participa nos Conselhos municipais, estaduais, e nacional de Assistência Social na condição de conselheiro(a) e de secretário(a) executivo(a); organiza e coordena seminários e eventos da política de Assistência Social e afins, no âmbito municipal, estadual e nacional; elabora projetos coletivos e individuais de fortalecimento do protagonismo dos(as) usuários(as); aciona os sistemas de garantia de direitos, com vistas a medias seu acesso pelos(as) usuários(as); supervisiona direta e sistematicamente os(as) estágiarios(as) de Serviço Social.

Onde Trabalha o Assistente Social: orgãos da administração pública nas instâncias municipal, estadual e nacional; empresas e organizações da sociedade civil; nos CRAS, CREAS e Secretarias de Assistência Social, Escolas, AVCC, Hospitais, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Habitação, Setores de Saúde, INSS, entre outros.

Perpectivas de Trabalho: em expansão com diversos concursos públicos e processos seletivos em prefeituras municipais, orgãos estatais, federais e vagas iniciativa privada e ONG.

Algumas das Disciplinas do Curso de Serviço Social

- Classes e Movimentos Sociais
- Ética e Serviço Social
- Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social
- Formação Sócio-Política e Econômica do Brasil
- Administração, Planejamento e Elaboração de Projetos
- Introdução a Psicologia
- Antropologia
- Filosofia e outras


Corpo Docente

Docente Titulação
Maria Aparecida Moreira Martins Especialista
José Renato Sessino Toledo Barbosa Especialista
Kátia Juliara Cassuchi Bigulin Especialista
Léo Huber Mestre
Luciane Maria Dinardi Especialista
Maria Antônia Rodrigues Marques Especialista
Nair Yayoi Haikawa Mestre
Rosana Cardoso Mestre

Desenvolvido por Tribo Propaganda