Loading

Pós-graduação

Informações

OBJETIVO

A Neuropedagogia nasce no bojo das concepções holísticas, de maneira que se constitui numa visão integradora, transdisciplinar, globalista, oferecendo-nos inicialmente uma nova visão de mundo, de homem e, consequentemente, de aprendizagem, pois esta sempre decorre sobre a maneira como concebemos o aprendiz.

Pensarmos a Neuropedagogia sob esta ótica, implica trabalhar, também, com instrumentos que favoreçam uma ação integrada, buscando uma prática pedagógica que desenvolva e aperfeiçoe os processos mentais do aluno, permitindo-lhe organizar conceitos, tomar decisões e implementar ações em busca de resultados significativos.

Por isso, o presente curso propõe uma reflexão entre neurociência e educação, que permita uma fertilização cruzada, discutindo e criando novos caminhos, assim como, instrumentando o profissional que tem por meta ajudar o ser humano na sua caminhada educacional. Também, intenciona articular sujeito e objeto sem separar inteligência e emoção; branco e preto; bem e mal; saber e ignorância; verdadeiro e falso, para que essas dicotomias exclusoras não ocultem a interação do ser humano.

Oferecer fundamentos teóricos do desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano.

Capacitar no conhecimento dos conceitos de neuropedagogia tendo como objeto de estudo a Educação e o Cérebro, entendido como órgão social que pode ser modificado com a prática pedagógica.

Possibilitar o diagnóstico das causas elementares dos bloqueios, da resistência, dos mecanismos de defesa no processo de aprendizagem.

Proporcionar aos profissionais da educação e saúde o diálogo com a neuropsicologia, neurociências, aplicáveis no trato das questões inerentes ao processo de estruturação do ser humano. Promover o conhecimento sobre o desenvolvimento do sistema nervoso do ser humano e as diversas etapas de aquisição das habilidades cognitivas, emocionais, biológicas, psicológicas. Capacitar o aluno na aplicação das estratégias pedagógicas em sala de aula, cuja eficiência científica comprovada pela literatura potencializou o processo de aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO

Professores de Ensino Fundamental e Médio, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Pediatras e Neurologistas.

DISCIPLINAS

»Fundamentos da Neurologia/Neurociência
»Introdução à Neuropedagogia e Fundamentos da Aprendizagem
»Desenvolvimento Humano
»Teorias de Formação da Personalidade
»Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem
»Transtornos Psiquiátricos na Infância
»Transtornos Comportamentais
»Desenvolvimento Psicomotor e Avaliação – Atuação da Terapia Ocupacional
»Linguagem e Escrita
»Avaliação Neuropsicológica e Cognitiva da Criança
»Estratégias de Intervenção e Suporte
»Fundamentos da Psicopedagogia
»Diversidade e Educação Inclusiva
»Psicofarmacologia na Educação
»Didática do Ensino Superior
»Metodologia de Pesquisa I
»Metodologia de Pesquisa II

Processo Seletivo Unificado 2019

Inscrições abertas para o Centro Universitário referência da região Noroeste Paulista.
image

Desenvolvido por Tribo Propaganda