Loading

Notícias

image

Unijales resgata tradição e cultura em Festa Junina Universitária

O mês de junho chegou e os chapéus de palha, saias rodadas, fogueiras e muita música caipira já entraram em cena. A Unijales entrou no clima, resgatou a tradição e a cultura e realizou, através de um projeto de extensão, o Arraiá Universitário. 
A Festa Junina aconteceu na noite do dia 15 de junho, sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo da Unijales e reuniu professores, alunos, funcionários e convidados em um ambiente totalmente decorado com os tradicionais valores juninos, unidos à modernidade das festas universitárias A linda decoração incluiu barracas feitas com bambus, bandeirinhas e toalhas de mesas temáticas. Toda a decoração e a montagem da festa foram feitas pelos alunos, professores e colaboradores da Unijales. 
Não faltou o famoso quentão e o chocolate quente, feitos pelos alunos. E a culinária típica, foram as iguarias disponíveis nas barracas montadas e devidamente decoradas para o momento. Também foram servidos, pasteis, cachorros-quentes, refrigerantes, além de doces tradicionais de festas juninas. 
No palco, os alunos de História, Educação Física e o cantor de General Salgado, Guilherme Bueno, contagiaram o público, tocando e cantando músicas sertanejas. Muitos arrasta-pés para os alunos da Instituição.  
O arraial da Unijales é organizado pela diretora de graduação, Rosangela Bigulin, pelos coordenadores e professores, com a ajuda dos alunos da instituição. 
De acordo com historiadores, as festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos Portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses. Da França veio a dança marcada, que no Brasil influenciou na quadrilha. Já a tradição dos fogos de artifício veio da China e da Península Ibérica veio a dança de fitas, muito comum em Portugal e Espanha. Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros. 


Desenvolvido por Tribo Propaganda