Loading

Notícias

image

Vice-reitor da Unijales escreve capítulo de livro sobre Direitos Humanos

O vice-reitor da Unijales, Silvio Luiz Lofego, atuante na Unijales há quase 20 anos, acaba de participar de mais um importante projeto.
Trata-se da sua participação no livro “Direitos Humanos e o Pensamento Social Brasileiro”, através do capítulo, “O ensino integral no Estado de São Paulo: olhar sob o prisma da vivência escolar”, que é de sua autoria. O professor Jémerson Quirino de Almeida, da Unijales também é autor do capítulo do livro. 
O trabalho foi inserido na recente obra dos organizadores, Diogo da Silva Roiz, Geovane Ferreira Gomes e Isael José Santana.  
Os direitos humanos estão em questão no Brasil e no mundo. As conquistas outrora alcançadas parecem ser novamente questionadas, e os direitos a serem atingidos por grandes contingentes populacionais que vivem à margem da sociedade, em escalas de miséria, parecem estar cada vez mais distantes. 
Mas, a simples existência de uma normatização jurídica é suficiente para proporcionar uma mudança social? Qual o movimento que existe entre a formulação de uma agenda, que proporcione a definição de uma prescrição jurídica, que é mediada por uma política pública, e o processo de sua inserção na sociedade? Como os direitos humanos foram discutidos no pensamento social brasileiro? Essas são questões fundamentais para pensarmos a dinâmica entre os direitos humanos e o pensamento social brasileiro; os direitos humanos entre a prescrição jurídica e as práticas educacionais; os direitos humanos no pensamento social brasileiro. 
O objetivo de estudo no texto de autoria do vice-reitor, Silvio Lofego é o Ensino Integral paulista. “No presente texto analisamos alguns apontamentos sobre a vivência escolar em uma escola do estado de São Paulo, na qual o projeto foi introduzido. Não se pretende esgotar a discussão sobre o tema, nem mesmo fazer a apresentação formal do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo, mas sim, e antes de tudo buscamos por meio da análise de nossa experiência escolar junto a colegas professores e alunos, construir uma reflexão em torno dos primeiros anos do programa educacional implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, denominado Ensino Integral”, disse o autor Silvio. 


Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!