Loading

Notícias

image

Alunos de Artes Visuais realizam projeto de Arte, Meio Ambiente e Sustentabilidade

No mês de junho, aconteceu o encerramento do projeto Arte, Meio ambiente e Sustentabilidade, realizado pelos alunos e professores do Curso de Artes Visuais, da Unijales. O projeto foi desenvolvido no decorrer do primeiro semestre pela professora Mestre Tamar Naline Shumiski, dentro da disciplina Elaboração de Material Didático, sob a coordenação da professora Priscila Avelino da Silva Santana.
O projeto teve como objetivo, refletir sobre conceitos fundamentais de leitura, releitura e criação de materiais didáticos, voltados para o tema meio ambiente, sustentabilidade e as novas tecnologias. Foram realizadas as seguintes atividades acompanhadas dos respectivos materiais: releitura de obras de arte; ilustração de livros da literatura infanto-juvenil; produção de um CD com músicas do cancioneiro popular brasileiro sobre o tema meio ambiente e sustentabilidade e apresentação de seminários sobre o olhar que os futuros educadores necessitam ter sobre o ensino da arte.  
Como parte das atividades do projeto, os alunos puderam assistir a palestra “Pequenas ações: meio ambiente e sustentabilidade”, ministrada pela professora doutora Ana Paula dos Santos Santana, docente do Curso de Ciências Biológicas, que tratou de ações afirmativas do cotidiano que podem contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável.  
O projeto foi encerrado com a apresentação de um coral formado pelos alunos do Curso de Artes Visuais, sob a regência da professora Priscila, que abrilhantou a ocasião com as músicas Planeta água, de Guilherme Arantes; Planeta azul, de Chitãozinho e Xororó; Herdeiros do Futuro, de Toquinho; Xote ecológico, de Luiz Gonzaga e A paz, da banda Roupa Nova e Roberto Carlos. Além dessa apresentação, os alunos organizaram uma exposição dos trabalhos realizados, que foi apreciada por alunos de outros cursos da Unijales. 
“Projetos deste porte contribuem não apenas para o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade dos futuros professores, como também para o exercício da cidadania e do cuidado para com o meio ambiente, que inclui o homem e os demais seres vivos”, disse a professora Tamar Naline Shumiski. 


Desenvolvido por Tribo Propaganda