Alunos de Ciências Biológicas visitam Usina Colombo

Os alunos do curso de Ciências Biológicas da Unijales, acompanhados das professoras Ana Caroline, Letícia e Ana Paula, participaram no dia 11 de novembro de uma visita técnica a Usina Colombo, em Santa Albertina – SP. A atividade fez parte de um projeto de extensão multidisciplinar que está em desenvolvimento com os alunos do curso, e contou com a participação do coordenador, o professor Oscar Farina Junior.

O objetivo deste projeto de extensão é empregar métodos alternativos de ensino para o desenvolvimento de um projeto multidisciplinar, que aproxime o funcionamento prático de uma usina de açúcar a álcool com os conteúdos ensinados em sala de aula. Assim, almeja-se instigar o aluno a inter-relacionar as disciplinas e os conteúdos programáticos.

Na visita, os alunos e professores da Unijales foram recepcionados pelo funcionário da área de recursos humanos, Mario André Ros, que de início proferiu uma palestra de apresentação do Grupo Colombo e suas políticas de funcionamento. No dia da visita, os alunos participaram de um projeto do Grupo Colombo chamado de “A Família na Empresa”. Neste, os funcionários levam seus familiares para conhecerem o local onde trabalham, com o intuito de aproximar os mesmos da empresa. Uma característica do Grupo Colombo é oferecer sempre as melhores condições de trabalho para seus funcionários e o bem-estar para os seus familiares, para que estes permanecem trabalhando e crescendo dentro da empresa. Os alunos também foram orientados com relação ao uso de equipamentos de segurança como capacetes, óculos e protetores auriculares, antes de dar início à vista. Após as devidas orientações, foram percorridas as etapas de moagem, fermentação e destilação para produção do álcool, bem como moagem, fermentação, centrifugação e cristalização para o açúcar.

Assim, os estudantes puderam observar de modo real todos os constituintes do lugar visitado e agora serão orientados para o desenvolvimento de projetos futuros que envolvam não somente a disciplina de química, mas também bioestatística, didática e botânica.