Alunos de Ciências Biológicas descobrem o encanto do Borboletário de Urânia

No mundo das Ciências Biológicas, explorar a diversidade da vida na Terra é como abrir um livro cheio de histórias fascinantes. E que melhor maneira de começar essa jornada do que com os pequenos habitantes que dançam pelos campos e florestas? Recentemente, os alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Jales embarcaram em uma aventura ao Borboletário de Urânia, acompanhados das professoras doutoras Jéssika Viviani Okumura Martins, coordenadora do curso e Ana Paula Santana, ambas biólogas. As Docentes Ana Caroline Soncin da Silva e Rosmeiry Alves de Magalhães também se juntaram à expedição.

Combinando o entusiasmo dos estudantes com o esplendor do local, a visita ao borboletário foi mais do que uma simples excursão; foi uma introdução à maravilhosa sinfonia da biodiversidade. O princípio fundamental das Ciências Biológicas é compreender a vida em todas as suas formas, e as borboletas, com suas cores vibrantes e comportamento intrigante, forneceram o cenário perfeito para essa exploração. Os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto espécies fascinantes, como a imponente Borboleta Olho de Coruja, com suas asas que aparentam as aves de rapina que observam suas presas ao longe, majestosas; a belíssima Borboleta do Maracujá longa, cujo voo ativo demonstrando suas cores laranjas é de tirar o fôlego e a peculiar Rosa-de-Luto, negra com manchas rosas nas asas posteriores, que pode alcançar grandes alturas durante o voo.

Estes insetos desempenham um papel crucial na polinização de plantas, contribuindo para a reprodução de muitas espécies vegetais. Um elo vital entre borboletas e plantas é essencial para a saúde de nosso planeta.

A visita ao Borboletário de Urânia também ofereceu uma oportunidade única para os alunos interagirem de maneira prática. A professora Jéssika Viviani Okumura Martins e a professora Ana Paula Santana, que lideraram o passeio, compartilharam seus vastos conhecimentos e paixão pela conservação da biodiversidade. Suas orientações e insights trouxeram um entendimento mais profundo do papel crítico que os biólogos desempenham na proteção da vida selvagem e dos ecossistemas frágeis.

No final do dia, os alunos voltaram com uma motivação crescente para seguir suas jornadas nas Ciências Biológicas. O Borboletário de Urânia provou ser o local perfeito para esse início emocionante, onde a ciência e a beleza se uniram para inspirar as próximas gerações de biólogos a proteger e preservar as espécies que habitam nosso planeta.