Alunos de Letras do UNIJALES inovam com Podcasts sobre Literatura Clássica e títulos de sucesso

Desde 2019 o curso de Letras UNIJALES iniciou um trabalho de criação de podcasts em Literatura Brasileira posto que em nossa era digital em constante evolução, a forma como interagimos com o conhecimento e a cultura está em constante transformação. Na esteira das inovações, os alunos do 3º ano do curso de Letras do Centro Universitário de Jales abraçaram as mudanças de maneira criativa e educacional, trazendo a literatura clássica Norte Americana e Inglesa e títulos de sucesso para os ouvidos do público, por meio de um novo meio: um podcast literário, o PodLê.

Sob a orientação do professor de Literatura Inglesa, Renan Menegotto, o PodLê combinou a paixão dos estudantes pela linguagem e literatura, com as habilidades tecnológicas para produzir um podcast que mergulha nos mundos dos grandes autores clássicos e das obras mais populares. Iniciando com “Frankenstein – O Conto do Prometeu Moderno”, da autora Mary Shelley, o PodLê é uma iniciativa empolgante que está ganhando destaque tanto dentro quanto fora do ambiente universitário.

Um dos diversos pontos positivos dessa iniciativa é a maneira como os alunos estão aprendendo a utilizar as novas tecnologias para se conectar com o público de maneira mais ampla. Renan compartilhou sua perspectiva sobre a importância dessa abordagem inovadora: "Para dinamizar as aulas, aprender a produzir um podcast não apenas nos permite compartilhar nossa paixão pela literatura, mas também nos amplia habilidades valiosas de comunicação e interação com um público diversificado. Estamos aprendendo a traduzir nossa expertise acadêmica para um formato mais acessível e moderno, ampliando assim o alcance de nossa mensagem."

O professor enfatiza que essa abordagem também enriquece a experiência educacional dos alunos: "como nosso componente é a literatura inglesa e a norte-americana, nós focaremos nelas, mas nada impede que trabalhemos outros temas dentro da leitura, da literatura."

À medida que o PodLê ganha novos vídeos, estes serão colocados no canal de Letras, do curso no Youtube, e para quem é aficcionado pelo conteúdo, ouvintes de diferentes faixas etárias e origens, os alunos de Letras do UNIJALES continuam a demonstrar que a paixão pela literatura pode se manifestar de maneiras surpreendentes e impactantes.

PodLê é um projeto inspirador e mostra que a perfeita combinação entre tradição literária e tecnologia moderna pode criar uma ponte entre gerações e oferecer uma nova perspectiva sobre os tesouros literários que moldaram e continuam a moldar nosso imaginário.