Curso de Letras do UNIJALES destaca protagonismo estudantil na luta contra a violência às mulheres

No ano em que celebra seu 50º aniversário, o curso de Letras do UNIJALES está promovendo ações transformadoras. No mês das mulheres, os estudantes lançaram luz sobre uma questão crucial: a violência contra elas. Por meio de "Relatos Orais e Depoimentos de Superação", os graduandos empregaram o poder de suas vozes para abordar essa realidade dolorosa.

O impacto da ação se estende além das paredes do Centro Universitário. Recentemente, várias turmas do Ensino Médio participaram de uma reflexão conjunta no auditório da EE Dr. Euphly Jalles. Essa troca de saberes não apenas enriqueceu o repertório cultural e argumentativo dos estudantes da escola e dos envolvidos na apresentação, mas também os conscientizou sobre a luta contínua das mulheres por direitos sociais.

Para levar conhecimento, vivências e um diálogo enriquecido, nada melhor do que as docentes do curso de Letras tomarem a liderança e guiarem os futuros educadores a construir um diálogo que transmita toda a necessidade e clareza que um assunto como este, de extrema importância dentro das escolas, deve conter. Isso foi possível graças às Práticas dos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Tamar Naline Shumiski; Base Nacional Curricular: Dimensões e Competências Profissionais, com a coordenadora de Letras, Profa. Dra. Adriana Campos, e com o suporte da disciplina de Projeto Integrador, ministrada pela Profa. Alessandra Testi.

Intervenção

A interseção entre academia e terapia também desempenha um papel crucial nesse projeto. Com a intervenção da terapeuta sistêmica Ana Claudia Carvalho, os estudantes, durante a ação, foram incentivados a explorar não apenas as dimensões intelectuais, mas também emocionais da violência de gênero.

"Estamos profundamente gratos pela recepção calorosa e apoio de toda a equipe de direção, coordenação e professores da Escola, assim como pela participação de Ana Claudia Carvalho", comentou Adriana Campos. "É crucial que continuemos a debater e abordar essas questões, especialmente considerando a alarmante escalada dos casos de feminicídio e abusos em nosso país."

Compromisso

À medida que o curso de Letras do UNIJALES celebra seu meio século de existência, está claro que seu compromisso vai além do ensino da língua. É um compromisso de dar voz às minorias, com a justiça, a igualdade e a transformação social - um compromisso que continua a moldar não apenas os estudantes, mas também as comunidades que eles servem.