Equipe CLEPH do UNIJALES transforma praça em palco de cultura e aprendizado

Na manhã de sábado (20), a Praça Euphly Jalles se transformou em um espaço de cultura e aprendizado com a iniciativa da equipe CLEPH, formada por estudantes de licenciatura do Centro Universitário de Jales. A união deu-se para participar da 1ª Gintegra – Gincana Integradora e, inspirados nas obras do escritor Monteiro Lobato, os alunos proporcionaram uma manhã de atividades culturais e educativas para a comunidade.

Do Teatro à contação de histórias pela própria Dona Benta, bonecas Emílias dançarinas saindo de suas caixas, poemas narrados, leitura de contos indígenas e africanos e muitos jogos envolvendo materiais criados pelos próprios discentes, como um Visconde de Sabugosa feito em escala real fizeram parte das atividades oferecidas pela equipe CLEPH, que buscava não apenas entreter, mas também estimular o interesse pela leitura e pela arte. Além disso, uma exposição botânica e de espécimes conservados permitiu aos visitantes explorar a natureza apresentada nas obras do Sitio do Pica-Pau Amarelo por meio dos microscópios e a olho nu, promovendo o contato com a ciência de forma lúdica e acessível.

"Nosso objetivo era proporcionar um momento de diversão e aprendizado para todas as idades. Ficamos muito felizes em ver a praça cheia de crianças e adultos participando das nossas atividades, principalmente partindo de uma iniciativa nobre como a gincana, que ressalta a importância da cooperação para que todos saiam campeões na atuação", ressaltou a coordenadora Mary Lizete Lourenço dos Santos, também idealizadora da Gincana Integradora.

Por que CLEPH?

O nome CLEPH foi uma junção das iniciais dos cursos de licenciatura envolvidos, como Ciências Biológicas, Letras, Educação Física, Pedagogia e História.

A ação do grupo CLEPH integra a programação da 1ª Gintegra - Gincana Integradora promovida pelo Centro Universitário de Jales, que visa fortalecer valores como cooperação, respeito aos direitos humanos e responsabilidade social entre os estudantes.