Estudantes de Agronomia do UNIJALES visitam o Viveiro Agromudas em Jales

Na manhã de sábado, 23 de março, os alunos da primeira turma do curso de Agronomia do UNIJALES tiveram uma experiência única ao visitar o Viveiro Agromudas em Jales. O objetivo da visita era imergir no processo de produção em larga escala de mudas de plantas olerícolas, ou seja, aquelas cultivadas para o consumo humano, como hortaliças e vegetais, essenciais para atender à demanda crescente do mercado.

Acompanhados pelo professor Nilton Aparecido Marques de Oliveira, responsável pela disciplina "Introdução à Agronomia", juntamente com a Profa. Rosemeire de Lellis Naves, coordenadora do curso de Agronomia, e a Profa. Rosmeiry Alves de Magalhães, docente de Matemática I, os alunos foram calorosamente recebidos pelo proprietário do viveiro, Leandro da Silva, e sua equipe de colaboradores.

Durante a visita, os estudantes puderam explorar a estrutura completa do viveiro, desde a sala de enxertia até as estufas e sistemas de irrigação. Testemunharam todo o processo de preparação das bandejas, incluindo os substratos utilizados e as máquinas de enchimento e semeadura. Adicionalmente, tiveram a oportunidade de praticar a técnica de enxertia em mudas de tomate e pepino na sala dedicada a essa atividade específica.

Essa experiência prática faz parte da abordagem de ensino adotada pelo curso de Agronomia do UNIJALES, centrada no aprendizado direto e na prática excepcional no mercado agrícola. O objetivo é proporcionar aos futuros engenheiros agrônomos o domínio das técnicas fundamentais utilizadas pelo setor produtivo, preparando-os para os desafios do campo e para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento agrícola da região.