Formação em Estética e Cosmética revela que beleza e saúde transcende o bem-estar

No último trimestre, estudantes do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Jales demonstraram que a elegância e a saúde estão intrinsecamente ligadas, indo muito além do tradicional conceito de bem-estar. Por meio de ações significativas, as alunas exploraram a conexão entre a beleza estética e o puerpério, além de promoverem cuidados estéticos em diversas fases da vida, do período gestacional à terceira idade.

Mamaço na Praça: uma celebração do Agosto Dourado

No mês de agosto, dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, as estudantes do curso de Estética e Cosmética participaram de um evento especial na praça Dr. Euphly Jalles, o Mamaço na Praça. Sob a orientação da professora Jeniffer Freitas, elas prestaram apoio em um espaço dedicado às mamães que passaram pelo local. O puerpério, muitas vezes negligenciado, é um momento de transformação para as mulheres. Com todas as mudanças corporais e emocionais que ocorrem durante a gestação e após o parto, a beleza e a saúde assumem um significado mais amplo. Dados e pesquisas respaldam essa conexão, demonstrando que as mulheres que se sentem bem com sua aparência durante o puerpério tendem a experimentar uma recuperação física e emocional mais positiva. Portanto, a importância do trabalho das futuras esteticistas nessa fase torna-se evidente.

Manhã de Beleza

Em seguida, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a empresa Haskell Cosméticos, uma manhã de elegância fora promovida no Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso (CIEVI). O evento, que contou com o apoio e a presença da primeira-dama e presidente do FSS de Jales, Alziane Rossafa Moreira, trouxe alegria e bem-estar às mulheres de diferentes faixas etárias que foram até o local.

Essa ação demonstrou que os cuidados com o corpo não têm idade e devem ser desfrutados em qualquer fase da vida. As alunas do curso proporcionaram momentos especiais, destacando a importância de se sentir bem consigo mesma, independentemente da idade.

Cuidados Estéticos para a Terceira Idade: Ligação Fundamental

Finalizando o trimestre, as alunas levaram seus conhecimentos e habilidades aos residentes do Lar São Vicente de Paulo de Jales. As senhoras que ali residem ficaram encantadas com o carinho e o cuidado das futuras profissionais de estética. Esse momento destacou a importância dos cuidados cosméticos na terceira idade, não apenas para a aparência, mas também para a saúde e o bem-estar em geral.

Aprendizagem e panorama geral

Essas ações interligaram fases da vida da mulher, desde a gravidez até o cotidiano da terceira idade. A elegância e a saúde se mostraram como componentes fundamentais que podem ser explorados e aprimorados ao longo de toda a jornada.

A coordenadora do curso, Profa. Ma. Adriana Cristina Lourenção, ressaltou a necessidade de proporcionar às alunas a oportunidade de trabalhar em diversos locais e ter contato com a diversidade de públicos. Essa experiência enriquecedora é essencial para o desenvolvimento das estudantes, preparando-as para atender às necessidades variadas de seus futuros clientes.

As atividades do curso de Estética e Cosmética demonstram que a elegância está intrinsecamente ligada à saúde e ao bem-estar, indo muito além da superfície, do que é visto. A formação de profissionais capacitados e sensíveis às diferentes fases da vida é crucial para promover uma abordagem holística à beleza e ao cuidado pessoal. O curso do Centro Universitário de Jales está, sem dúvida, desempenhando um papel fundamental nesse processo de conscientização e educação.