Pedagogia do UNIJALES promove atividades de conscientização sobre o Dia Internacional das Mulheres

Mais do que uma data de comemoração, o Dia Internacional das Mulheres constitui uma oportunidade de fomentar a conscientização sobre desigualdade de gênero e, ainda, promover o respeito e a valorização das mulheres para além do 8 de março – uma data que tem origem histórica e se insere no contexto das lutas sociais e movimentos operários engendrados pelas mulheres. Pautas relacionadas à conquista de melhores condições de trabalho, direito ao voto, direito à educação e equidade de gênero estiveram entre as prioridades destas lutas.

Palestra

Na sexta-feira, 08 de março, os alunos e professores do curso de Pedagogia do UNIJALES promoveram um rol de atividades artísticas e reflexivas nas dependências da instituição. Inicialmente, a professora Célia Zerbato abriu o evento com a palestra intitulada “Dia Internacional das Mulheres: conquistas e controvérsias”, fomentando reflexões sobre o contexto histórico da origem da data, as lutas e conquistas das mulheres no Brasil e no mundo e a desigualdade de gênero ainda latente na sociedade brasileira.

Atividades artísticas e reflexivas

Sob a coordenação das professoras Daisy Romagnolli, Célia Zerbato e da coordenadora do curso, Mary Lizete Lourenço dos Santos, os futuros pedagogos desenvolveram várias atividades sobre o tema. Cantaram e refletiram sobre as músicas "Maria, Maria" (de Milton Nascimento e Fernando Brant) e "Dona de Mim" (de Iza). Os alunos Francismir e Juliana Amadeu tocaram, ao som de teclado e violino, a música “Você é linda”, de Caetano Veloso. Ainda, os alunos do 3º semestre de Pedagogia desenvolveram um jogral com o poema Mulher, de Bráulio Bessa. As alunas Maria Fernanda e Marcela Muniz apresentaram a dança do ventre, sendo o contexto histórico-cultural dessa dança explicado pela aluna Marcela Robles. Os participantes foram agraciados com lembrancinhas confeccionadas pelos alunos do 5º semestre de Pedagogia.

Foi neste clima de descontração e muito aprendizado, compartilhando conhecimentos e experiências entre pares, que alunos e professores do curso de Pedagogia do UNIJALES refletiram sobre o 8 de março. Pois como afirma Freire (1996), “ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.