Português Luis José Fernandes Alves marca presença no curso de Letras do UNIJALES

Dono da Évora Turismo, o empresário palestrou sobre a cultura portuguesa

Na noite de 13 de novembro, o proprietário da agência de turismo Évora, Luis José Fernandes Alves, português residente aqui em Jales há anos, realizou uma palestra com os alunos de Letras, do 1º ao 3º ano, do UNIJALES.

O dono da agência relatou, inicialmente, sobre sua trajetória pessoal, seu trabalho em outras empresas, seus estudos e esforços para encontrar um caminho de sucesso em nosso país. É um grande estudioso autodidata dos mais variados temas, o que o fez, e ainda faz com que conheça os continentes e diversos países do mundo.

Luis discorreu, também, sobre vários aspectos da cultura, culinária, geografia, história, danças, músicas e idioma de seu país natal, e outros mais, buscando a valorização da cultura.

Os acadêmicos participaram ativamente do encontro, formulando as mais diferentes perguntas, como, por exemplo o preconceito racial; como os brasileiros são tratados em Portugal; a educação e a economia portuguesa dentre outros assuntos.

Do outro lado do Atlântico

O palestrante dialogou sobre a gigantesca solidariedade, assim como a educação de alto nível em Portugal. O leque de empregos proporciona diversificação, e tanto nativos quanto estrangeiros são tratados com o mesmo respeito e empatia.

O bate-papo proporcionou conhecimentos relevantes aos discentes presentes na ocasião, que tiveram a oportunidade de não apenas ouvir o relato, mas também interagir por meio de perguntas.

Organizado pela professora Tamar Naline Shumiski, o encontro contou com o apoio da coordenadora de Letras, Prof. Dra. Adriana Juliano Mendes Campos, que sempre incentiva este tipo de ação, pois agrega conhecimento à bagagem cultural dos alunos.

“O evento foi de grande valia para os futuros educadores, uma vez que acrescentou conhecimentos da cultura portuguesa, as quais já vinham sendo estudadas em sala de aula, nas aulas de Literatura Portuguesa. Temos a intenção de continuar aproximando a comunidade do Centro Universitário, principalmente, enobrecendo os profissionais advindo de outros países, os quais escolheram nossa cidade para firmar suas raízes”, afirmou a professora Tamar.