Professora da Unijales idealiza projeto sobre “Escolarização em lugares não escolares”

A educação é um processo que ocorre em vários âmbitos da sociedade, não se restringindo apenas à sala de aula e à escola.

Pensando nisso, a professora Ana Claudia de Carvalho, da disciplina de Literatura Infantil, do curso de Pedagogia, resolveu colocar em prática as várias formas de educar e levou seus alunos a um trabalho de campo.

“Escolarização em Lugares não Escolares” é projeto que está sendo desenvolvido pela professora e pelos alunos do 2º ano de Pedagogia da Unijales.

O trabalho foi realizado na Casa de Passagem, com apresentação de teatro para crianças, com o objetivo de transmitir a elas, diferentes formas de expressões, além da cultura que elas podem adquirir.

No Hospital de Câncer de Jales, com o objetivo de apresentar de forma lúdica a importância do tempo na vida de pacientes e acompanhantes. “A Ilha dos Sentimentos”, foi o conto escolhido. “Acreditamos que o teatro sobre o tema seria a melhor maneira de transmitir tal mensagem”, disse a professora Ana Claudia de Carvalho.

No Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, os alunos realizaram uma dinâmica para promover interação entre os idosos, trabalhando a autoestima, a lucidez e a solidariedade entre eles.

Na Casa de Passagem Sítio do Pica Pau Amarelo, o projeto “Escolarização em Lugares não Escolares”, foi realizado com as crianças da Casa de Passagem de Jales, “Coreca”, onde realizaram uma apresentação em caráter social. A escolha do tema foi de forma especial e pensando na realidade que vivem. “Um anjinho que caiu do céu”, do Sítio do Pica Pau Amarelo, escrito por Monteiro Lobato.

O projeto também foi desenvolvido no Lar dos Velhinhos de Estela D’Oeste. Foi lido o conto “A pequena vendedora de fósforo”. Também foi realizada a dinâmica “Presente de valor”. “Foi possível perceber a alegria e emoção de cada um, além de fazer com que eles refletissem sobre sonhos e sobre o valor que tem, proporcionando um momento de muita emoção”, completou a idealizadora do projeto, Ana Claudia.

O curso de Pedagogia da Unijales, coordenado pela professora Célia Zebarto, prepara seus alunos para um cenário mais abrangente, diversificado e multicultural.