Projeto Beija-flor: Semeando Afetos vai muito além da extensão

Estudantes de Educação Física e Pedagogia compreenderam a importância da atenção e do afeto com os idosos, público-alvo do projeto

No último bimestre, sob a orientação das professoras Mary Lizete Lourenço dos Santos e Célia Zerbato, os alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia embarcaram em uma jornada que transcendeu os livros, a sala de aula e as dependências do UNIJALES. O foco: justamente um local onde os dias atravessam seus minutos suavemente, sem olhar para o relógio, dentro de um projeto de extensão que desabrochou com a beleza de uma flor...

O Projeto Beija-Flor: Semeando Afetos teve como objetivo compreender e valorizar a experiência de vida daqueles que acumularam muita sabedoria ao longo dos anos: os idosos. As atividades práticas, elaboradas em extensas pesquisas em sala mostraram-se promissora no Lar São Vicente de Paulo, residência de muitos idosos de Jales e região.

Semear o Afeto

Explorando tópicos como a prevenção da violência contra os idosos, a inclusão ativa e o envelhecimento saudável, eles também desvendaram os segredos do lazer na terceira idade. Esse conhecimento seria a base de uma experiência que marcaria profundamente tanto os alunos quanto os moradores do Lar.

Uma visita que aqueceu corações

A etapa seguinte envolveu exatamente a visita ao lar, onde os alunos tiveram a chance de conhecer os residentes e mapear as atividades que seriam realizadas. O contato direto com os idosos trouxe um entendimento genuíno das suas necessidades e interesses. Guiados por esse conhecimento recém-adquirido, os estudantes realizaram uma pesquisa adicional, aprofundando-se nas características dos idosos e nas atividades psicomotoras adequadas para aqueles com mobilidade reduzida, cadeirantes e outros que possuíam desafios cognitivos relacionados à idade.

O dia “mágico”

No dia 16 de setembro, o projeto ganhou vida em uma atmosfera de carinho e colaboração. Os discentes trabalharam juntos para criar uma programação especial que seria apresentada para os idosos: no espaçoso salão, os futuros pedagogos lideraram uma sessão de pintura, enquanto no pátio externo, os estudantes de Educação Física realizaram atividades recreativas. Os idosos participaram com entusiasmo, seguindo seus próprios interesses e desejos.

A hora do lanche também fora um momento ímpar; a mesa estava repleta de delícias sugeridas pela equipe do lar e preparadas com carinho pelos acadêmicos. O período do lanche ganhou um toque especial com a música ao vivo do Centro de Treinamento Musical "Vianna's", em uma parceria intermediada pelo aluno de Pedagogia, Francismir Soares Gomes da Silva.

Para encerrar o evento com chave de ouro, os idosos e os alunos se reuniram para um animado jogo de bingo. Risos, sorrisos e alegria encheram o espaço enquanto números eram anunciados.

Gratidão

O Projeto Beija-Flor só foi possível graças à confiança da equipe do Lar São Vicente de Paulo, que apoiaram e tornaram este evento um sucesso.

Toda atividade é um exemplo claro de como a educação pode ultrapassar as barreiras da sala de aula, criando laços profundos professores, alunos e a comunidade. Mais do que uma extensão universitária, é uma extensão de amor e compaixão que enriqueceu os corações de todos os envolvidos. E assim, o Projeto Beija-Flor continua a florescer, espalhando amor e carinho onde quer que vá, e lembrando a todos da beleza das conexões humanas que transcendem as gerações.

Arrecadação

Além do trabalho realizado presencialmente, o projeto de extensão angariou pacotes de café para o Lar São Vicente de Paulo. Ao todo, 32 quilos foram arrecadados pelos alunos de Educação Física e Pedagogia. A ação buscou envolver os demais cursos do Centro Universitário de Jales. A entrega, realizada no último domingo, 1º de outubro, data em alusão ao Dia do Idoso, levou mais um pouco de afeto a quem recebeu de coração aberto o projeto, encerrando-o com maestria, ocasionando aos comprometidos a melhor sensação do mundo: a de dever cumprido.