Sarau de História e Letras do UNIJALES homenageia Mulheres que Fizeram História

Na noite de 26 de março, foi realizado o Sarau “Mulheres que Fizeram História”. O evento, promovido no TNT Pub em Jales, foi organizado por meio da disciplina de Projeto de Extensão, sob a coordenação do professor Léo Huber, reunindo dois cursos de licenciatura da instituição: História e Letras.

Apresentações

Dentro do contexto abordado pelo terceiro mês do ano, os primeiros a se apresentarem foram os alunos de Letras, exibindo um painel com destaques da luta das mulheres pelos “Direitos Sociais no Brasil e no Mundo”.

Em seguida, os futuros docentes da língua portuguesa deram lugar aos alunos de História, que também trabalharam com painéis expondo a história das mulheres que foram e ainda são referências na luta pelos direitos e pelo reconhecimento social.

Retomando, Marcos Antônio Oliveira e Érica Alcântara Primo, do curso de Letras, divulgaram dados sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira, seguidos por um documentário elaborado pela aluna Nathiely Matias, intitulado “Diversidade”.

Musicalidade e Poesia

A aluna Luana do Nascimento Moura, também conhecida como Lua Nascimento, encantou o público com sua apresentação musical. Além disso, alunos recitaram poesias ao final da apresentação.

Antes do encerramento das atividades, o “Coletivo de Mulheres de Jales” tomou a frente e dialogou com os presentes.

Homenagem

Lua Nascimento prestou uma homenagem à escritora de Aparecida do Taboado, Wadna Salles. Segundo a estudante, Wadna possui um currículo literário admirável, com grande importância na literatura regional. Homenageá-la foi um imenso prazer.

A historiografia de Wadna Salles foi relembrada durante o sarau, e seu poema “O Singelo em Aquarela” foi lido e interpretado pela aluna. A presença da autora no evento foi saudada pelo público, que demonstrou imensa alegria em vê-la sendo homenageada no Sarau, enquanto ela agradeceu aos alunos, docentes e convidados pela excelente recepção.

Wadna é uma ilustre figura nas formações dos presentes. Poetisa, escritora, psicanalista, teóloga e pedagoga, ela possui um vasto conhecimento na área, podendo conversar com maestria com os estudantes. Com obras de destaque como “Religião e Sociedade Contemporânea: Uma Análise da Religião do Mundo Atual”, “A Menina e o Pica-Pau”, além de assinar peças teatrais como “A Cartista” (2019) e “Os Reis Magos em Busca de Jesus” (2022), e uma coletânea de poemas facilmente acessíveis em suas redes sociais oficiais.

Transformação na Forma de Ensinar

O coordenador do curso de História e diretor de Pesquisa e Extensão do UNIJALES, professor doutor Silvio Luiz Lofego, ressalta a necessidade de inserção da educação em ambientes de lazer, amplamente frequentados pelos estudantes, como uma forma de estender, de modo abrangente e inclusivo, todas as práticas de transmissão de conhecimento, agregando valor a todos os lugares como parte da construção do indivíduo como profissional.