UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição

O Centro Universitário de Jales lançou a primeira edição da Gintegra - Gincana Integradora, com o objetivo central de promover valores como empatia, cooperação e respeito aos direitos humanos. Inspirada nos ensinamentos de Jacques Delors e Fábio Otuzi Brotto, sob a criação da professora Mary Lizete Lourenço dos Santos, com total apoio e envolvimento de todos os segmentos do UNIJALES, a iniciativa visa proporcionar aos educandos experiências significativas que vão além dos muros da instituição, fortalecendo os pilares da educação.

Desenvolvimento

No decorrer da Gintegra, serão desenvolvidos três blocos de atividades, cada um com metas específicas alinhadas aos objetivos da gincana. Os blocos são: Visão de um Mundo Melhor, Do-Ação e Con-fraternizando.

Visão de um Mundo Melhor

Os participantes da Gintegra, divididos em cinco times (CLEPH, MERAKI, LEGALMENTE SOLIDÁRIOS, RATOS e SOLIDARIAÇÃO) realizarão ações presenciais junto à comunidade, engajando-se em diversas áreas como comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, entre outras.

Neste fim de semana, o destaque foi para iniciativas como "UNIJALES na Comunidade", promovida pela equipe CLEPH, que envolveu atividades culturais inspiradas nas obras de Monteiro Lobato, e a ação solidária dos RATOS, que proporcionou momentos de aprendizado e diversão na Casa Abrigo de Jales. Além disso, o grupo SolidariAção realizou uma campanha de conscientização sobre a destinação de recursos para fundos de direitos da criança e adolescente e da pessoa idosa.

Do-Ação

Os participantes se engajaram na arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas e materiais recicláveis, que serão destinados para instituições sociais, como a APAE, o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, o Hospital do Amor e para a Missão UNIVIDA, demonstrando o compromisso em contribuir para o bem-estar da comunidade.

Con-Fraternizando

A última etapa consiste na celebração de suas conquistas e talentos por meio de apresentações que destacarão as ações realizadas no bloco "Visão de um Mundo Melhor", valorizando o trabalho colaborativo e os resultados alcançados.

A 1ª Gintegra do Centro Universitário de Jales demonstrou o compromisso da instituição em promover valores fundamentais como empatia, cooperação e responsabilidade social. As atividades desenvolvidas pelos participantes refletem não apenas o aprendizado teórico, mas também a aplicação prática dos conhecimentos em prol do bem comum, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a comunidade.