VI Edição dos Jogos Universitários do UNIJALES marca reta final do semestre

Uma das semanas mais aguardadas do ano trouxe alegria, emoção e muita interação para o ginásio de esportes Cristóvam Soler. A VI edição dos Jogos Universitários do UNIJALES – JUNU e a XV dos Jogos Universitários da Educação Física – JUNEF abrilhantou a reta final do semestre. Organizado pelos alunos do terceiro ano de Educação Física, por meio da disciplina de Pesquisas e Práticas em Educação Física III, sob supervisão da profa. Mary Lizete Lourenço dos Santos e pela coordenadora do curso, profa. Viviane Kawano Dias, as disputas de basquete, damas, futsal, handebol, voleibol e tênis de mesa levaram os torcedores à loucura.

Na noite de 23 de outubro, pares de alunos caminharam com os banners de seus respectivos cursos, seguidos das delegações na cerimônia de abertura. O Hino Nacional e o Hino de Jales foram entoados, seguidos dos formais juramentos. O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, agradeceu a todos os participantes e desejou boa sorte aos atletas.

Neste ano, uma grata surpresa: Rafael Lima, responsável pelo projeto de Karatê para crianças e adolescentes, levou seus aprendizes para a quadra e presenteou a plateia com a apresentação de Kata.

Na sequência, Denise Izabel, docente da Educação Física, coordenou a coreografia inclusiva, junto aos alunos do 3º ano de Educação Física.

Finalizada as apresentações, foi a vez dos atletas ganharem os assobios e o caloroso barulho vindo da arquibancada; o handebol feminino estreou a semana dos jogos.

Equipes

Ao todo, oito equipes foram formadas, sendo elas Bacharéis (formada por alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e História); Direito; Educação Física 1 (com alunos do 3º ano, 4º semestre, e do EAD); Educação Física 2 (bacharelado e 2º semestre de Educação Física, Matemática, Ciências Biológicas e Biomedicina masculino); Licenciaturas (Letras presencial e EAD, Pedagogia e Educação Física EAD feminino); Saúde 1 (composto por Fisioterapia, Enfermagem e Estética); Saúde 2 (com Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas feminino) e UNIJALES (composto por professores e colaboradores da instituição).

Vencedores

Damas feminino decidiu-se com Saúde 1 em 1º lugar, Licenciaturas em 2º, UNIJALES em 3º, Educação Física 2 em 4º, Educação Física 1 em 5º e Saúde 2 em 6º; já damas masculino ficou com Saúde 2 em 1º lugar, Bacharéis em 2º, Educação Física 2 em 3º, UNIJALES em 4º e Direito em 5º.

Classificou-se no basquete 3 masculino, UNIJALES, em 1º lugar; Educação Física 2 em 2º, Direito em 3º, Educação Física 1 em 4º e Bacharéis em 5º lugar. No feminino, UNIJALES também levou a melhor, deixando Educação Física 1 e Educação Física 2, respectivamente, na 2ª e 3ª colocação.

O futsal masculino encerrou com os Bacharéis ocupando o primeiro lugar, seguidos de Educação Física 2. Saúde 1 ficou em 3º, Direito em 4º, Saúde 2 em 5º e Educação Física 1 em 6º. O futsal feminino deu-se pelo embate das duas equipes de Educação Física, ocupando, assim como suas numerações, o 1º e 2º lugar. O mesmo se repetiu na partida de handebol feminino.

Vôlei finalizou com a vitória do time de Direito, seguidos por Educação Física 2, UNIJALES em 3º, Educação Física 1 em 4º e Bacharéis em 5º. No feminino, a galera do time de Educação Física 1 saiu campeã, com UNIJALES em 2º, Educação Física 2 em 3º, Licenciaturas em 4º, Direito em 5º e Bacharéis em 6º.

Retomado neste ano, o tênis de mesa masculino deu a vitória para os Bacharéis, deixando Saúde 1 em 2º lugar, Educação Física 1 em 3º, Direito em 4º, UNIJALES em 5º e Educação Física 2 em 6º. No feminino, Educação Física 1 levou a melhor, com Saúde 2 o seguindo, Educação Física 2 em 3º, UNIJALES em 4º e Saúde 1 em 5º.

Placar geral

Sexta-feira, 27 de outubro, foi o dia de entregar os troféus e divulgar o resultado final das equipes. A classificação geral coroou Educação Física 2, com seus 81 pontos somados, como os vencedores do VI JUNU; Educação Física 1, por 9 pontos de diferença do primeiro colocado, ficou com o 2º lugar; UNIJALES tomou o bronze para si, com 56 pontos; Direito, com 38 pontos, ocupou a 4ª posição seguido pelos Bacharéis, com 36 pontos, ficando em 5º lugar. Saúde 1, com 31 pontos, em 6º; Licenciaturas, com 17 pontos, em 7º e ocupando a 8ª posição, Saúde 2, com 13 pontos.