Visionários: a contribuição de Ivoni e Oswaldo Soler para o crescimento do ensino superior em Jales

Que a história seja composta e contada por monumentos, edificações e materiais palpáveis é de comum acordo entre todos aqueles que folheiam as mais diversas páginas. Mas, por trás das grandes construções, o começo sempre foi abstrato, dando o pontapé inicial com uma ideia. A ideia dialogada nas linhas a seguir foi partilhada, a priori, por duas pessoas, colocada em prática por dezenas e que hoje faz parte da vida de milhares: Ivoni Corby Fuster Soler (★1937 ✟2005) e Oswaldo Soler (★1937 ✟2007); esses eram os nomes dos idealizadores e fundadores do que atualmente é conhecido como o Centro Universitário de Jales.

O sonho, em uma pequena cidade até então, sob sua mais jovial forma, começou a ser delineado por tintas, papéis, concreto, ferragens, lágrimas e muito suor. Literalmente, da morada do casal situada na Avenida Francisco Jalles, pilares ergueram-se rumo aos céus deste lugar. A emergente cidade, próxima de completar 29 anos, ganhou de presente a ideia colocada em prática anos antes, pronta para reforçar seus alicerces e auxiliá-la a tornar-se centro da região. Assim nasceu, em 1968, a Associação Educacional de Jales, possibilitando dar vida ao primeiro nome que o sonho carregava, dois anos depois: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales - FAFICLE, atraindo olhares marejados pelo tão almejado diploma de ensino superior dos habitantes daqui, de cidades vizinhas e até mesmo daquelas que ultrapassavam a fronteira estadual. Assim como a FAFICLE, também nasceu a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas - FACICA, em 1993; fundindo-se e originando as Faculdades Integradas de Jales – FAI Jales em 1999. Em 2005, o UNIJALES surgiu e hoje, 19 anos após a criação, ele ainda possui muitas folhas em branco para serem preenchidas.

O sonho, transcrito, agora era monumental, edificado e palpável. Ivoni e Oswaldo fizeram história, e deste pedaço de chão que completa seus 83 anos nesta segunda-feira, o UNIJALES faz parte de 65% dele, com seus 54 anos de fundação. A memória de ambos segue viva, ecoando pelas firmes paredes que acolhem, do nascer do sol no horizonte, ao tilintar da estrela mais brilhante no céu noturno, alunos, docentes, colaboradores, inclusive pacientes por meio das clínicas de Estética e Fisioterapia da instituição.

O UNIJALES continua concretizando os sonhos deste casal, tornando-os realidade, saindo de abstratos pensamentos, caminhando junto aos estudantes e estruturando pilares em suas vidas para que eles façam suas histórias, a partir desta história. Os parabéns para a cidade que acolheu a ideia são entoados todos os dias, com os aplausos durante as aulas, pelos sons dos calçados batendo no firme solo acinzentado e dos olhares cheios de esperança por tudo aquilo que se criou há mais de meio século neste pedacinho de Ordem e Progresso. Eterna gratidão a Jales e ao casal que ousou em um tempo que ninguém jamais pensaria, nem no mais longínquo dos devaneios, tornar viva e parte do cotidiano das pessoas, um Centro Universitário da imensidão que é o UNIJALES.