Loading

Pós-graduação

Informações

INFORMAÇÕES

Modalidade: semipresencial

Carga horária: 460h

Duração mínima: 24 meses

Início do curso: 2023

Coordenação: Prof. Esp. Eduardo Yukio Yasunaga

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!

I) OBJETIVOS

Capacitar multi e interdisciplinarmente profissionais atuantes na área ou que nela pretendam ingressar (em conformidade com as exigências atuais do mercado de trabalho), proporcionando competências e habilidades especialmente voltadas para atuação, pesquisa e prática na área.

Qualificar, capacitar e atualizar profissionais da estética e de outros segmentos da área da saúde a exercerem a Cosmetologia a partir de uma visão integradora dos conhecimentos.

Promover o estudo sistemático e atualizar os alunos nos diversos assuntos relacionados à cosmetologia e ao uso adequado de cosméticos.

Desenvolver atividades que visem superar a dicotomia existente entre os conhecimentos teóricos com a prática clínica e a pesquisa.

Desenvolver habilidades para o desenvolvimento, aplicação e prescrição de cosméticos dentro de seu âmbito de atuação profissional.

Fornecer subsídios para atuação do profissional dentro da equipe multiprofissional de saúde.

Trabalhar novas tecnologias relacionados à formulação de cosméticos.

Habilitar o aluno a atuar na área Docente aplicada às Ciências da Saúde.

II) PÚBLICO-ALVO

O público-alvo principal é constituído por profissionais portadores de diploma de curso superior Tecnólogo em Estética e Cosmética, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem, além dos demais profissionais que possuem interesse na área.

III) ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULO 1: CONCEITOS EM COSMETOLOGIA E MERCADO DE COSMÉTICOS

Conceitos e definições utilizados na cosmetologia. Restrições a ingredientes. Metrologia. Nomenclatura dos ingredientes cosméticos. Pesquisa de ingredientes cosméticos. Consumo de cosméticos relacionados com as gerações Baby Boom, X, Y, e Z.

MÓDULO 2: COSMÉTICOS GELIFICADOS

Apresentar os principais gelificantes utilizados em cosméticos. Desenvolvimento de gel e gel creme. Escolha do gelificante para cada tipo de produto. Sérum. Incompatibilidades químicas entre o gelificante e os ativos. Acerto de viscosidade do produto. pH de estabilidade. Análise sensorial do produto. Obtenção de sensoriais diferenciados. Aspecto visual. Turvação do gel.

MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO DE EMULSÕES

Apresentar os componentes básicos de uma emulsão. Função dos ingredientes usados nas preparações. Emulsionantes etoxilados, propoxilados, não-etoxilados e poliméricos. Emolientes. Silicones. Modificadores de sensorial. pH de estabilidade. Compatibilidades e incompatibilidades de ativos cosméticos. Sistema preservante, conservantes. Desenvolvimento de emulsões. Comedogenicidade e Irritação.

MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES

Água purificada, conservantes, sequestrantes e solubilizantes. Métodos de obtenção de água purificada. Classificação da água purificada. Loção hidroalcóolica, hidroglicólica e aquosa. Principais ingredientes. Estrutura básica das formulações. Conceitos básicos de sprays e águas faciais. Água Thermal. Água Micelar. Desenvolvimento de formulações.

MÓDULO 5: COSMÉTICOS PARA HIGIENE E LIMPEZA

Tensoativos aniônicos. Surfactantes. Shampoo e condicionador. Sabonete líquido. Mecanismo de limpeza. Sabonete em barra. pH do produto de higienização. Principais ingredientes. Estrutura básica das formulações. Sabonete em barra.

MÓDULO 6: METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA

Metodologia do Trabalho Científico. Projeto de Pesquisa. Fontes de pesquisa científica. Estrutura de artigo científico. Normas ABNT. Produção de artigo científico.

MÓDULO 7: AROMATERAPIA

Conceitos e definições em perfumaria. Fisiologia olfativa. Pirâmide dos aromas. Genealogia dos perfumes. Treinamento olfativo. Mercado de trabalho para o perfumista. Desenvolvimento de formulações. Técnica de preparo de perfumes na farmácia magistral.

MÓDULO 8: NUTRICOSMÉTICOS

Características dietéticas e fisiológicas das desordens estéticas. Estratégias de desenvolvimentos e suplementação. Formulações e dicas de prescrição. Inserção de nutricosméticos nos protocolos com tratamentos. Legislação e definição de nutricosméticos. Suplementação alimentar. Antioxidantes para fotoproteção oral. Colágenos. Nutricosméticos cabelo e unha.

MÓDULO 9: FOTOPROTEÇÃO E COSMÉTICOS PARA BRONZEAMENTO

Radiações solares. Luz artificial. Riscos e danos cutâneos relacionados com a exposição solar e luz artificial. Legislação de fotoprotetores. Desenvolvimento de produtos para fotoproteção solar e luz artificial. Cosméticos para bronzeamento e aplicação após exposição solar. Escolha de emolientes. Modificadores de sensorial. Cálculo teórico do FPS de um fotoprotetor manipulado. Fotoprotetores base prontas.

MÓDULO 10: COSMÉTICOS PARA TRATAMENTO CAPILAR

Anatomofisiologia capilar. Desenvolvimento de formulações para shampoo, condicionador, máscara e loção capilar. Tensoativos aniônicos. Low poo e No poo. Tratamento cosmético da queda capilar. Produtos cosméticos para crescimento da barba, sobrancelhas e cílios. Desenvolvimento de produtos para tratamento da seborreia e caspa. Protocolos de tratamento. Prescrição de cosméticos.

MÓDULO 11: DESENVOLVIMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Bases para elaboração de artigo científico como parte do trabalho de conclusão de curso focado no desenvolvimento de produtos. Metodologia da pesquisa científica. Atividades de acompanhamento da elaboração do artigo científico de conclusão de curso.

MÓDULO 12: COSMÉTICOS PARA REJUVENESCIMENTO FACIAL

Pele madura. Rugas e Linhas de expressão. Envelhecimento intrínseco e extrínseco. Clareamento da pele. Ativos utilizados no rejuvenescimento facial. Formulação dos produtos cosméticos utilizados no rejuvenescimento facial. Ativos cosméticos efetivos para o rejuvenescimento facial. Cuidados cosméticos no rejuvenescimento facial. Protocolos de tratamento. Prescrição de cosméticos.

MÓDULO 13: TRATAMENTO COSMÉTICO DA ACNE

Pele. Fisiopatologia da acne. Micro-organismos relacionados com o desenvolvimento da acne. Influência hormonal. Glândula sebácea. Comedão. Formulação dos produtos cosméticos utilizados no tratamento da acne. Ativos cosméticos efetivos para no tratamento da acne. Cuidados cosméticos no tratamento da acne. Protocolos de tratamento. Prescrição de cosméticos.

MÓDULO 14: TRATAMENTO COSMÉTICO DA CELULITE

Fisiopatologia da celulite. Fatores hormonais. Alterações da pele. Ativos dos produtos cosméticos para tratamento da celulite. Ativos. Cuidados cosméticos no tratamento da celulite. Drenagem linfática. Protocolos de tratamento. Prescrição de cosméticos.

MÓDULO 15: COSMÉTICOS HIDRATANTES

Introdução a manipulação de cremes hidratantes. Estudo de desenvolvimento com formulação base e exemplos. Conhecendo os principais ativos hidratantes

Formulação hidratante não comedogênica. Melhorando o sensorial pegajoso dos hidratantes. Pré e pós bióticos de uso dermatológico. Protocolos de tratamento. Prescrição de cosméticos.

MÓDULO 16: TOXICOLOGIA COSMÉTICA

Avaliação da toxicidade de produtos cosméticos. Componentes dos produtos cosméticos potencialmente tóxicos. Nanocosméticos. Efeitos adversos. Parabenos. Metais pesados em maquiagem. Moléculas estrogênicas. Emulsionantes.

MÓDULO 17: MAQUIAGEM E COSMÉTICOS COLORIDOS FUNCIONAIS

Conceitos básicos de colorometria. Manipulação de maquiagens funcionais. Processos de desenvolvimento de coloração e replicação. Uso prático dos pigmentos e micas perolizantes. Escolha do pigmento ideal e processo de cobertura. Processo de dispersão de pigmento. Vantagens e desvantagens dos principais pigmentos. Uso de bases de maquiagem prontas. Aditivação de ativos.

Fórmulas de bases coloridas, rímel, batom, pós, blush funcionais. Equipamentos. Embalagens.

MÓDULO 18: COSMÉTICOS VEGANOS, NATURAIS E ORGÂNICOS

Conceitos básicos para formulações green concept. Características da classificação Ecocert, IBD. Explicações sobre cosméticos naturais, orgânicos e veganos. Desenvolvimento de formulações de cosméticos naturais, orgânicos e veganos na farmácia magistral. Vegetalização de fórmulas.

MÓDULO 19: DIDÁTICA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR

Prática do Ensino Superior. Metodologias ativas. Currículo. Sala de aula invertida. PBL. Uso de tecnologias no ensino superior. Mídias sociais como ferramenta pedagógica.

MÓDULO 20: COSMÉTICOS PARA TRATAMENTO CORPORAL

Cosméticos para as mãos, pés, pernas e unhas. Rachadura dos pés. Produtos pré e pós depilação. Produtos para massagem corporal. Aumento do volume de glúteos e mamas. Clareamento de axila e virilha. Fisiopatologia da flacidez. Flacidez corporal. Conceitos em sustentação da pele. Fortalecimento ungueal.

MÓDULO 21: MÁSCARAS COSMÉTICAS

Tipos de máscaras faciais. Máscara corporal. Composição. Uso de máscara faciais em protocolos estéticos. Ativos cosméticos.

MÓDULO 22: COSMÉTICOS PARA ÁREA DOS OLHOS

Anatomia da área dos olhos. Ativos rejuvenescedores para área dos olhos. Olheira e bolsa periorbital. Morfologia. Clareamento, diminuição de bolsa periorbital. Crescimento de sobrancelhas e cílios. Rugas e linhas de expressão.

Protocolos estéticos para área dos olhos. Ativos cosméticos.

MÓDULO 23: COSMÉTICOS LÁBIAIS E PERILABIAL

Anatomia da área dos olhos. Protocolos estéticos para os lábios e área perilabial. Ativos cosméticos. Código de barras e bigode chinês. Preenchimento labial. Cosméticos para uso labial.

MÓDULO 24: EMAGRECIMENTO E DIMINUIÇÃO DE MEDIDAS

Bioquímica do emagrecimento. Formulações e dicas de prescrição. Ativos com estudos e referências cientificas. Proteção cutânea com nutricosméticos. Alvos na pele para aplicação de nutricosméticos. Colágeno e suas matrizes. Ação cosmética na pele. Diferenciais cosméticos para a pele. Formulações e precauções para qualidade cutânea.

MÓDULO 25: COSMÉTICOS PARA GESTANTES E LACTANTES

Cosméticos para uso durante a gestação e no período de amamentação. Cosméticos proibidos, inadequados ou usados com cautela. Alterações hormonais, fisiológicas e metabólicas. Proteção solar. Manchas de pele. Protocolos estéticos. Ativos cosméticos.

MÓDULO 26: COSMÉTICOS PARA O PÚBLICO MASCULINO

Diferenças fisiológicas e anatômicas da pele do homem. Hormônio masculino. Mercado de cosméticos masculinos. Protocolos estéticos. Ativos cosméticos. Crescimento de barba. Produtos de barbear.

MÓDULO 27: COSMÉTICOS ÉTNICOS

Cosméticos para pele negra, asiática, caucasiana e latina. Protocolos de tratamento. Ativos cosméticos.

MÓDULO 28: ANESTÉSICOS EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

Ativos anestésicos utilizados em procedimentos estéticos. Anestésicos tópicos. Absorção percutânea. Sinais de intoxicação. Procedimento de emergência. Uso seguro de anestésicos tópicos.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!

Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!