15 anos da Jornada de Iniciação Científica UNIJALES

Quando, em 2007, aceitei o desafio de trabalhar pela pesquisa e extensão do UNIJALES, certamente, já sabia dos enfrentamentos que me esperavam e, do mesmo modo, a importância e dimensão de tal empreitada. Os desafios não eram, nem nunca foram apenas institucionais e acadêmicos, mas antes de tudo, estruturais. A realidade ensina que o avanço de uma educação superior de qualidade no Brasil demanda perseverança para lidar com o fosso socioeconômico que caracteriza a população brasileira, suprimindo as condições básicas para o desenvolvimento intelectual de uma expressiva parcela dos nossos estudantes.

Neste sentido, investir numa educação emancipadora é vencer o cansaço de estudantes que precisam trabalhar o dia todo e criar mecanismos motivadores, muitas vezes em cenários desoladores, para superar adversidades e trilhar uma formação capaz de libertá-los. Foi com esse intuito que há quinze anos começava esse sonho. O sonho de transformar a educação do Centro Universitário de Jales por meio da pesquisa e extensão e, desse modo, fazer cumprir a missão do ensino superior.

Há quinze anos desafiamos todas as contrariedades e começamos um processo árduo, penoso, mas essencialmente necessário para quem acredita na virtude humana. Há quinze anos começava a aventura de fazer valer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Neste ano, nas noites de 10 e 11 de novembro, finalizamos mais uma etapa que vem se renovando a cada ano: a esperança em novas conquistas. Esperança em contribuir para justiça social, para o avanço da ciência e da humanidade tanto no quesito técnico quanto no respeito à dignidade humana. O Programa de Iniciação Científica do UNIJALES guarda essa ambição.

Assim, a XV Jornada de Iniciação Científica se constitui em espelho do esforço que juntos, professores, estudantes, coordenadores e gestores fizeram para trazer alguma contribuição em benefício da sociedade, e, que o respeito à Ciência se traduza no respeito a pessoa humana. Afinal, é para isso que a educação, em todas as suas dimensões, existe.

O artigo 207 da Constituição de 1988 aponta para o ensino superior a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas ainda, hoje, poucos compreenderam o que isso significa de fato. Com a revolução tecnológica e dos caminhos da ciência no pós-pandemia, não é mais concebível um curso superior que não prepare seus formandos para produção e difusão de conhecimento.

Que as experiências compartilhadas deixe-nos um legado de aprendizado, de solidariedade, de possibilidades para um futuro melhor e de curas. Que a ciência traga a cura da ignorância, da intolerância e da injustiça.

Muito obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que esta Jornada chegasse até aqui.