6º Fórum de Iniciação Científica do UNIJALES mostra potencial de pesquisadores

Como pilar primordial em uma Instituição de Ensino Superior, a pesquisa expande e diferencia o percurso do aluno durante a graduação, é nela que potenciais são alçados e, com a devida orientação, a chance deste trabalho inicial crescer é ainda maior. Visando todo o conjunto, o Centro Universitário de Jales incentiva o discente a evoluir no campo da pesquisa e o 6º Fórum de Iniciação Científica mostrou exatamente isto na noite de sexta, 02 de junho; treze trabalhos foram aprovados e, de forma breve, apresentados na ocasião.

A abertura, realizada no Teatro Municipal de Jales, foi feita pelo diretor de Pesquisa e Extensão do UNIJALES, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, que citou um pouco do trajeto de um dos maiores exemplos do poder de transformação da pesquisa que o Centro possui, o do Professor Jémerson Quirino, que encontrou sua vocação ao adentrar pelos portões do ensino superior e partir para o lado da pesquisa. Hoje, Quirino já está em seu pós-doutorado.

O grupo vocal do Centro Universitário de Jales também fez sua primeira apresentação na ocasião, entoando “Epitáfio”, da banda Titãs.

A edição contou com a ilustre presença de Diogo da Silva Roiz, professor associado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais, e do programa de pós-graduação em Educação; com titulação de Pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Diogo contou sobre sua trajetória na vida acadêmica; os impactos dos pré-julgamentos utilizados nas décadas de 80 e 90 dentro e fora da escola e como estereótipos inverossímeis e superficiais se transformam em verdades concretas aos olhos de quem convive com a criança. O palestrante falou como lidou e transformou tais percepções errôneas, as revertendo em ganho no seu aprendizado, levando-o à titulação que possui.

Promissores

Na entrada do Centro Cultural, quem permeou pelo local se deparou com os projetos dos alunos em exposição; em seguida, todos se direcionaram ao palco do teatro para expor inicialmente seus temas, sendo eles; Tatiane Maria Cunha Pires e o “Treinamento Resistido para Gestantes: Benefícios, Contraindicações e Prescrição”, sob a orientação da Profa. Dra. Viviane Kawano Dias; coincidentemente a xará, Tatiane Bezerra Da Silva dialogará também por meio das gestantes, com o trabalho “Gestação De Risco: Riscos Na Gravidez De Uma Portadora De Diabetes Mellitus Tipo I”, orientado pela professora Ivis Cristiane da Silva; a dupla Larissa Joana Zatti De Melo e Maria Luiza Bizuti Lemos pesquisará sobre “Perfil Genético em Perícia Criminal”, sob a orientação da Profa. Dra. Jéssika Viviani Okumura; Geovana Cristina trabalhará a “Fisioterapia Atuando em Gestantes com Câncer de Mama” e quem a supervisionará será o Prof. Daniel Antonio Gonçalves, que também auxiliará a dupla Bianca Maemori e Rafael Brassaroto Carboni, sobre “Os Benefícios Da Liberação Miofascial na Desativação dos Pontos-Gatilho”.

No campo do Direito, “Ação Penal Privada Subsidiária da Pública: Controle de Omissão no Processo Penal” será tema de Maria Eduarda Mantelato e Milleny Lindolfo Ribeiro, com a orientação do Prof. Me. Gustavo Antonio Nelson Baldan, e Mariana De Oliveira Rocha, sob o título de “As Diretivas Antecipadas de Vontade e a Autonomia de Pacientes Testemunhas de Jeová”. O Prof. Me. Ian Matozo Especiato a orientará.

A Profa. Dra. Adriana Juliano Mendes de Campos será orientadora de três trabalhos: o de Érica Alcântara Primo, que trabalhará com “A Contemporaneidade das Contradições Humanas Sob a Narrativa Esteticamente Irônica de Machado de Assis”, Ryan Matheus Pedroso Sasso sobre “Moacyr Scliar e Aline Midlej: A Crônica Como Encontro da Literatura e Jornalismo nas Mídias” e de Maria Eduarda Cardoso De Souza e Sabrina Fabri Dos Santos, com “A Influência Dos Contos De Fadas Na Formação da Identidade Infantil”, coorientadas pela Profa. Ma. Ana Caroline Soncin Da Silva; “A Importância Do Estudo Formal Da Língua Portuguesa Diante dos Contextos Informais Em Que Estamos Inseridos” de Gustavo Colleta Tamarossi, orientado pela Profa. Esp. Alessandra Joana Testi Souza; Maria Eduarda De Oliveira Falchi, que fará a Análise Comparativa e Dialógica: Noite De Almirante, De Machado De Assis e, O Primo Basílio, de Eça de Queirós, com A profa. Ma, Tamar Naline Shumiski. A professora Ana Caroline Soncin da Silva retorna como orientadora no trabalho do aluno Rafael Lucas Lima, que abordará “Os Benefícios do Karatê para a Melhora das Funções Executivas em Portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”, com a coorientação do Prof. Esp. Washington Pissuto e Prof. Valmir Fernandes Callegaretti Bezerra.

Considerações

Muito bem elogiado, o 6º Fórum mostrou a força que o UNIJALES possui dentro do campo da iniciação científica. O reitor, Oswaldo Soler Junior, congratulou os alunos contemplados e parabenizou o professor Silvio e demais docentes presentes pelo excelente trabalho feito com os discentes.