A MULHER SEGUNDO ELA MESMA

O Dia Internacional da Mulher, celebrado sempre no dia 08 de março, nos levou alunos do 1º ano de História do UNIJALES, a colhermos depoimentos de mulheres de diferentes idades e de vários municípios sobre como analisam o seu dia e sua condição na sociedade atual. A maioria das depoentes percebem que o significado do dia internacional da mulher é seu empoderamento por direitos iguais, a busca por novas conquistas em diferentes frentes e de destacar o poder e o valor das mulheres celebrando as novas oportunidades de inserção no meio social.

Nos depoimentos percebemos a dificuldade delas relatarem os abusos sofridos ou uma discriminação presenciada. Provavelmente, por serem lembranças dolorosas. As narrativas apontam para sua consciência de que ainda sofrem discriminações de gênero e por sua condição sexual, que podem ser ainda piores quando somada à questão da sua cor. Porém, relevante é que elas apontaram que seu grande problema é a desigualdade de gênero.

As mulheres relataram que são vítimas diárias de injurias, discriminações, abusos, agressões, violências psicológicas e agressões cometidas por seus parceiros. Ainda assim entendem que desempenham um papel fundamental na sociedade. Elas apontam que desejam ser vistas como pessoas capazes e não como objeto a ser usado. Nos seus depoimentos destacam a busca por reconhecimento profissional, garantia de seus direitos e que suas conquistas são fruto de sua dedicação e luta.

A partir das narrativas das mulheres percebemos que elas esperam um novo olhar dos homens para elas, em que deixem de ser vistas como objetos e como não portadoras de direitos iguais. Expressam sua consciência dos males que sofrem devido ao machismo que as oprime, as violenta, as coloca em condição de inferioridade e as fazem submissas. Elas expressam sua consciência de que são indispensáveis e que uma sociedade que lhes reconheça a igualdade é condição para a justiça social.

Chamaram nossa atenção suas falas quando questionadas sobre qual mulher mais admiravam que teve a resposta unânime: suas mães. Ao justificarem suas escolhas transpareceu os muitos papéis que a mulher desempenha na sociedade: o cuidado e o não abandono dos filhos; sua capacidade de sacrifício para ajudar; sua dedicação que é exemplo; o enfrentamento das muitas dificuldades; a luta para manter a família unida; o trabalho árduo para suprir as necessidades dos filhos, sendo por tudo isso merecedoras de reconhecimento e agradecimento.

Para nós alunos, considerados os depoimentos, fica difícil compreender que a sociedade ainda trate a mulher como um objeto e não reconheça o seu valor. As narrativas apontam que, apesar das conquistas, estas caminham a passos lentos em uma sociedade impregnada pelo machismo, que ainda tem muito a aprender e a corrigir.

Artigo redigido pelos alunos do 1º ano de História – UNIJALES, sob orientação do Prof. Me. Léo Huber