Agosto Lilás: alunas de Fisioterapia promovem conscientização e combate à violência contra a mulher

Convidada, a Dra. Mariana Alves Machado palestrou para estudantes do UNIJALES

A cor lilás, no mês de agosto, torna-se mais que um tom na imensa paleta de cores descobertas: compõe um símbolo extremamente poderoso na luta contra a violência direcionada às mulheres. O movimento "Agosto Lilás" emergiu justamente como uma iniciativa crucial para sensibilizar a sociedade e combater esse problema persistente. Dentro do contexto, um grupo de alunas bastante determinadas do 8º semestre de Fisioterapia - Beatriz, Daniela, Eliana, Emily e Renata – uniu-se com uma meta clara em mente! Sob a supervisão atenta do coordenador de Fisioterapia do UNIJALES, o Prof. Me. Brunno Rubinho Toniolli, elas criaram o projeto interdisciplinar denominado "Agosto Lilás, Não Se Cale", visando não apenas aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher, mas também instigar uma mudança de paradigma.

A palestra advinda do projeto foi realizada no dia 17 de agosto, na Câmara Municipal de Jales. A presença ilustre da Dra. Mariana Alves Machado do Nascimento, delegada responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher, acrescentou expertise e autoridade à discussão. Dra. Mariana é uma voz influente na área, dedicada a assegurar os direitos das mulheres e promover a justiça. Sua participação trouxe profundidade à palestra, enriquecendo a compreensão dos presentes sobre a gravidade do problema e as medidas necessárias para combatê-lo.

O evento não apenas congregou os alunos do Centro Universitário de Jales em um ambiente de aprendizado e reflexão, mas também teve um impacto tangível na comunidade, já que visava a participação de todos que almejassem prestigiar a palestra. Como parte de sua abordagem holística, o projeto também arrecadou alimentos essenciais na entrada do plenário, como feijão e açúcar, que serão destinados ao Hospital de Amor de Jales, reforçando a conexão entre conscientização e ação concreta. O trabalho das estudantes, juntamente com a colaboração da Dra. Mariana e a participação engajada de todos os envolvidos, ressalta a importância de se unir em prol de um futuro onde a violência contra a mulher seja erradicada e a igualdade prevaleça.