Agosto Lilás: cursos do UNIJALES participam de ação na Praça João Mariano de Freitas

“Se Liga, Mulher” proporcionou momentos de aprendizagem e interatividade entre alunos e população

Na manhã de sexta-feira, 26 de agosto, o Centro Universitário de Jales foi convidado para participar das ações do “Se Liga, Mulher”, em alusão ao “Agosto Lilás”, que visa o combate à violência contra a mulher. O evento, promovido pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania reuniu diversas instituições e órgãos na Praça João Mariano de Freitas, ofertando entretenimento, serviços e conscientização à população que passava no local.

O UNIJALES, que recebeu o convite direto da secretária da Pasta, Pérola Maria Fonseca Cardoso, utilizou o espaço para proporcionar atividades voltadas às visitantes da praça. O curso de Estética e Cosmética, coordenado pela Profa. Ma. Adriana Cristina Lourenção, ofertou higienização facial. As alunas, supervisionadas pela Profa. Esp. Jeniffer de Freitas, realizaram dezenas de atendimentos durante a manhã. O curso de Fisioterapia também marcou presença; coordenado pelo Prof. Me. Brunno Henrique Rubinho Toniolli, os estudantes deram dicas de alongamento. Os alunos de Serviço Social, juntamente aos de Pedagogia, ambos da Educação a Distância – EAD, acolheram os presentes e fizeram uma pesquisa de campo sobre local de residência e grau de escolaridade.

A pesquisa local foi uma importante ferramenta utilizada, que, além de promover a compreensão do estudante perante à população, colaborou para que o Centro Universitário de Jales entendesse a realidade das participantes do “Se Liga, Mulher”. A coordenadora de Serviço Social, Profa. Esp. Maria Aparecida Moreira Martins, supervisionou os discentes na pesquisa. Os alunos de Educação Física também marcaram presença durante o evento.

Expectativas superadas

A participação dos cursos fez toda a diferença durante a ação, tanto pela dedicação dos estudantes quanto pela qualidade dos serviços ofertados. A presença dos discentes da modalidade EAD também foi uma grata surpresa, ultrapassando os limites da “tela da educação” e adquirindo experiências ao estreitar laços com a população atendida. O reitor do UNIJALES, Junior Soler, conferiu de perto as atividades e agradeceu aos alunos e docentes que participaram do evento.

De braços abertos

O UNIJALES busca estar sempre ativo em ocasiões como esta, e sabe a necessidade de tornar o vínculo aluno/sociedade o mais sólido possível, desde os anos iniciais das graduações.