Alunos de Biomedicina discutem o papel do Biomédico no combate das fake news na área da saúde

A disciplina trabalha com a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos. É focada na construção do conhecimento por meio do desenvolvimento de um projeto de longa duração, com o propósito de trabalhar de forma interdisciplinar, conteúdos já aprendidos ao longo do curso, aproximando o aluno do dia a dia da profissão, reforçando o conceito de colaboração entre os profissionais, assim como trabalhando pontos como lógica, visão crítica, empatia, sinergia, uso de tecnologias digitais, liderança e confiança.
Além disso, com o projeto em desenvolvimento, os alunos aprendem a compreender o papel das informações não científicas na construção do conhecimento, discutem questões éticas, humanização da saúde, refletem sobre o processo pessoal de construção do conhecimento e entendem a necessidade de uma busca constante por informações de qualidade, aplicando em situações-problema da prática diária.
No Projeto, os alunos criaram e estão abastecendo uma página no Instagram, a @fakenewsdasaude que tem como propósito divulgar artes e vídeos sobre o que é fato e o que é fake em informações que estão sendo amplamente divulgadas em redes sociais.
Além da página, os estudantes estão organizando um ciclo de palestras, no qual profissionais convidados da saúde e da pesquisa irão debater como as informações falsas impactam em suas profissões.