Estudantes de Enfermagem contribuem com cuidados de Saúde na 39ª Romaria de Jales

As ruas da cidade de Jales se encheram de fé e solidariedade neste domingo, 20 de agosto, durante a 39ª edição da tradicional Romaria, em honra à Nossa Senhora de Assunção, padroeira da cidade. O evento, que carrega consigo uma história de devoção e tradição, contou com uma valiosa participação dos alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Jales.

Os futuros profissionais de saúde tiveram a oportunidade de unir aprendizado e ação comunitária ao aferirem pressão arterial e compartilharem dicas sobre saúde com os fiéis presentes. Sob a supervisão das professoras Ana Cristina Correa, Fernanda Barbosa de Oliveira e intermediação de Rosimeire da Silva, ao auxiliar os participantes da romaria, os estudantes não apenas demonstraram seu comprometimento com a saúde da comunidade, mas também se inseriram em um evento que faz parte do calendário da cidade há gerações.

Conhecimento e tradição

A Romaria de Jales é um marco importante para os munícipes jalesenses e visitantes de várias localidades da região. A tradição remonta a muitos anos, com uma ligação profunda à história e à cultura local. A cidade se une em um ato de gratidão e fé, e a participação dos alunos de Enfermagem, oferecendo cuidados de saúde durante o evento, ressalta a importância da união de esforços em prol do bem-estar da comunidade.

O coordenador do curso de Enfermagem, Antonio Carlos Gonçalves, expressou sua satisfação com o envolvimento dos alunos na Romaria: "ver nossos estudantes participando ativamente desse evento tão significativo para Jales é motivo de orgulho. Além de aplicar seus conhecimentos, eles contribuem para fortalecer os laços entre a comunidade e a instituição." Antonio agradeceu a excelente participação das professoras Ana Cristina, Fernanda e Rosimeire pelo sucesso da ação conjunta.

Oswaldo Soler Junior, reitor do UNIJALES, reforçou que “a participação dos alunos do curso de Enfermagem na Romaria de Jales representa não apenas um compromisso com a saúde, mas também um gesto de solidariedade e respeito pelas tradições que moldam a identidade da cidade. A atuação dos futuros profissionais de saúde reflete os valores de cuidado e empatia, que são essenciais na construção de uma sociedade mais saudável e unida”.