Alunos de Letras realizam palestra em escola de Palmeira d’Oeste

Na manhã de sexta-feira, 24 de março, estudantes de Letras do Centro Universitário de Jales se apresentaram aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d’Oeste.

Os graduandos dialogaram sobre os gêneros científicos que circulam no meio acadêmico sob orientação da palestrante Profa. Dra. Adriana Juliano Mendes de Campos, que os acompanhou durante a visita.

Participaram da palestra Ryan Matheus Pedroso Sasso, do 3º ano de Letras, que falou sobre seu Artigo Científico “Conto Gaetaninho – Alcântara Machado: Aproximação entre Literatura e Jornalismo”; Érica Alcântara Primo, com o Projeto de Pesquisa “Um Estudo da Narrativa Machadiana”; Nathiely Mathias, sobre a distinção entre “Resumo e Resenha: Delimitações” e Gustavo Coletta Tamarossi, expondo “Um Percurso Sobre os Gêneros Textuais Expositivos Orais e Escritos científicos. Érica, Gustavo e Nathiely são alunos do 3º semestre de Letras.

A Prática do Componente Curricular, utilizada no contexto acima dentro da disciplina de Literatura Brasileira trabalha justamente com ações que envolvam o estudante com atividades desenvolvidas especialmente dentro da sala de aula. A pesquisa escrita foi compilada na aula de Projeto Integrador, ministrada pela Professora Alessandra Joana Testi Souza.

O encontro na escola envolveu a participação de mais de 100 alunos do Ensino Médio das eletivas de Iniciação Científica, orientados pela Profa. Ma. e Doutoranda em Educação, Danúbia Peres, egressa do curso de Letras do UNIJALES.

Alda Rodrigues, Izabel Cristina Toledo, Maria Rosila, Profa. Maria Lia e demais professores da equipe pedagógica acompanharam a palestra.

“Encantamento é a palavra que resume a participação dos graduandos em Letras aspirantes à Iniciação Científica do UNIJALES neste encontro”, ressaltou a profa. Dra. Adriana Juliano Mendes de Campos, orgulhosa dos resultados alcançados pelos discentes.