Alunos do UNIJALES e UNIFEV se unem para realizar Campeonato de Plenário de Tribunais do Júri

Os cursos de Direito do Centro Universitário de Jales e do Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV, se uniram para realizarem um Campeonato de Plenários de Tribunais do Júri. Os alunos das Instituições tralharam com julgamentos de casos reais.

O projeto inovador foi organizado pelos professores e advogados Marina Calanca Servo, de São José do Rio Preto, e Rodrigo Soncini de Oliveira Guena, de Jales, ambos com longa experiência na atuação em júris e na docência em ensino superior.

Os plenários foram realizados nos dias 03 e 10 de novembro nos Fóruns das Comarcas de Votuporanga e Jales, presididos pelos Juízes de Direito, Dr. Sérgio Barbato Júnior e Dr. Alexandre Yuri Kiataqui, respectivamente, que também é professor do curso de Direito do UNIJALES.

O Tribunal do Júri é o órgão do Poder Judiciário competente para o julgamento de crimes dolosos contra a vida, como homicídio, e o veredicto é dado pela participação dos cidadãos do local que atuam como jurados. Os casos julgados eram verdadeiros e ocorridos anteriormente em Votuporanga e Jales, despertando o interesse da comunidade local.

Os Plenários contaram com a participação efetiva dos alunos que exerceram as funções de acusação, representando Promotores de Justiça; de defesa, como advogados; de Oficiais de Justiça; testemunhas; vítima em homicídio tentado e réus; bem como participaram na qualidade de jurados para conformação do veredicto final.

As atuações dos alunos foram muito elogiadas pelos Magistrados Presidentes e, com o sucesso do evento, os organizadores pretendem expandir o campeonato. Diversas instituições de ensino da região já entraram em contato para a realização de plenários também em suas comarcas.

A preparação dos alunos do curso de Direito do UNIJALES utilizou a estrutura do Núcleo de Prática Jurídica da instituição, que possui prédio próprio ao lado da sede do Centro Universitário; o local também oferece atendimento de assistência judiciária gratuita à população hipossuficiente, segundo critérios estabelecidos pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Para o professor Rodrigo Soncini de Oliveira Guena, que também é avaliador de cursos de Direito do Ministério da Educação, “o projeto atende as mais atuais diretrizes para os cursos de Direito e constitui verdadeira prática exitosa que permite uma atuação em rede dos agentes educacionais formados pelos alunos, cursos e instituições de ensino, bem como alia a teoria e a prática, pois traz aos bancos universitários vivências e práticas reais de todas as profissões da área jurídica”.

A pontuação alcançada pelos alunos nas respectivas atuações está sendo apurada pelos Magistrados e professores e logo mais será anunciada a instituição de ensino vencedora. Mas, os Professores ressalvam que todos saíram ganhando, com novos conhecimentos, experiências e amizades, que são os verdadeiros objetivos do projeto.