Alunos do UNIJALES encenam clássicos literários em atividade pedagógica
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige que os candidatos, além do conhecimento técnico, desenvolvam outras habilidades. No Centro Universitário de Jales (UNIJALES), esse desenvolvimento é incentivado por meio de atividades que vão além dos tradicionais trabalhos escritos. Um exemplo são as peças teatrais e seminários produzidos pelos alunos dos cursos de Pedagogia e Letras.
Sob a coordenação da professora Tamar Naline Shumiski, os estudantes realizaram a leitura de obras literárias consagradas e, posteriormente, montaram encenações que retrataram trechos dessas histórias.
As apresentações ocorreram no dia 28 de novembro. A turma do 2º semestre de Pedagogia encenou as obras Chapeuzinho Azul, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.
Já os alunos do 2º semestre de Letras estudaram obras da literatura portuguesa e brasileira e apresentaram seminários criativos à turma.
A opção pelo teatro e pelo seminário, em vez de um trabalho escrito, tem um propósito pedagógico claro: a atividade desenvolve uma ampla gama de habilidades nos estudantes. Entre elas, competências cognitivas e criativas (criatividade, improvisação, concentração, memória e pensamento crítico); sociais e emocionais (comunicação, trabalho em equipe, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e empatia); além de habilidades físicas, como coordenação motora e expressão corporal.
“Não gosto de ver meus alunos atrás das carteiras. Prefiro vê-los atuando, se movimentando, interagindo e desenvolvendo habilidades e competências”, finalizou a professora Tamar.



