Aplicação de Metodologia Ativa em cursos de licenciatura trabalha Aprendizagem Baseada em Problemas

Com o intuito de colocar o aluno como protagonista, a professora Ana Caroline Soncin trabalhou com os discentes de Letras, Educação Física e Pedagogia a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, ou Problem Based Learning – PBL; método em que o estudante constrói o aprendizado cotidiano, estratégico, ligado a valores, normas e atitudes.

Visando o desenvolvimento do trabalho em equipe, já que todo o processo foi elaborado em grupos além da utilização das tecnologias disponíveis para integrar o mundo físico com o virtual, como a busca em sites e o CmapTools, plataforma que permite a construção de mapas conceituais, a metodologia incentiva o estudante a buscar, pensar e resolver os problemas com a conexão de diferentes formas de conhecimentos, como o empírico, também chamado de senso comum ou conhecimento popular; religioso, por meio da teologia busca explicar questões como a vida após a morte, origem do bem e do mal dentre outras; filosófico, por meio de reflexões sobre o sentido da vida, ética e moral e o conhecimento científico, transmitido por materiais científicos como artigos, livros, e monografias, por exemplo.

A atividade contou com reflexões sobre histórias em quadrinhos da Mafalda, personagem criada pelo cartunista argentino Quino e trouxe questões que envolviam os conhecimentos citados acima e a importância da pesquisa científica neste meio, muito marcada pela dinamicidade, sistematicidade, sem definição exata, absoluta, a qual necessita de uma fundamentação teórica para ser trabalhada.

A experiência de Ana Caroline foi mais que satisfatória e não faltaram elogios para os estudantes que se mostraram bastante participativos durante as aulas que permearam até o final de março.