Loading

Notícias

image

Cadastramento de Doador de Medula Óssea é realizado na Unijales

No dia 22 de outubro, segunda-feira, o curso de Biomedicina da Unijales, coordenado pela professora Kelys Ramos, promoveu uma ação para cadastramento de Doador de Medula Óssea. O cadastramento aconteceu nas dependências da Instituição das 19h às 21h30 e pessoas com idade entre 18 e 54 anos passaram para se cadastrar. 
O voluntário à doação irá assinou um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencheu uma ficha com informações pessoais. Foi retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador. 
Foi necessário apresentar um documento oficial com foto (RG, CARTEIRA DE HABILITAÇÃO OU TRABALHO). 
O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas, que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplante, determinando assim a compatibilidade. 
Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). 
Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o cadastrado será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados. 
Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde. 
Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação. 


Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!