CURSO DE LETRAS DA UNIJALES CANTA O SERTÃO EM VERSOS NA VÉSPERA DO DIA DOS PAIS

Como parte do Projeto Unijales na Praça, alunos e professores do Curso de Letras, do Centro Universitário de Jales (UNIJALES), realizaram o projeto “O Sertão em Versos”, no sábado, dia 10/08/2019.
Durante a realização do Projeto, os futuros professores de Letras declamaram poemas de cordel, de composição própria, e de cordelistas consagrados, como Patativa do Assaré; cantaram canções típicas do sertão nordestino, como a conhecida Asa de Branca, de Luiz Gonzaga e expuseram cordéis produzidos em sala de aula.
Não somente alunos e professores promoveram a festa, mas também a comunidade, com a presença de Vô Cassuchi, pai da profa. Kátia Cassuchi, que fez uma belíssima apresentação de um poema, homenageando os pais.
Estiveram à frente do Projeto, a profa. Coordenadora do Curso de Letras, Tamar Naline Shumiski; a profa. de Língua Portuguesa, Kátia Juliara Cassuchi Bigulim e a profa. de Língua e Literatura Inglesa, Joana Dark Izaias Ramos, que também participaram ativamente das apresentações no sábado.
Além dos alunos de Letras, o Projeto contou com a colaboração das alunas Toxca, Marina e Beatriz, do Curso de Pedagogia, que pintaram os rostos das crianças que ali compareceram para prestigiar o evento, tratando-as com imenso carinho.
Livros da literatura infanto-juvenil também foram lidos e distribuídos para as crianças, como forma de incentivar a leitura, em uma sociedade tecnológica que atrai as crianças por todos os meios, sufocando o interesse pela leitura. Nossos agradecimentos à professora Vânia Pacheco, que doou os livros entregues às crianças neste dia.
Assim, o Curso de Letras humaniza e acolhe quem deseja compreender como funciona a linguagem humana, a estrutura da língua e a importância da literatura como expressão cultural.
Parabéns a todos os envolvidos no Projeto Unijales na Praça e agradecimentos à mantenedora e diretora acadêmica da Unijales que nos incentivaram a realizar projetos deste porte!
Finalizando, repetimos a frase de Guimarães Rosa, bem lembrada pela profa. Kátia: “É juntos dos bão que a gente fica mio”.