Docente e alunos de Direito do UNIJALES participam da 30ª edição do Congresso Nacional do CONPEDI

Edição reuniu mais de 2500 pesquisadores no Balneário Camboriú/SC

O curso de Direito do Centro Universitário de Jales já coleciona diversas conquistas desde que fora iniciado. A diversidade dos trabalhos envolvendo professores e alunos em pesquisas e projetos externos se destaca e ganha visibilidade, proporcionando um leque de caminhos aos discentes. Na última semana, os alunos Gabriela Teixeira Tresso, do 8º semestre e Luis Felype Fonseca Costa, do 6º, juntos ao Prof. Me. Marcos Vinicius de Jesus Miotto, apresentaram um trabalho no XXX Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – CONPEDI, na Universidade Vale do Itajaí – UNIVALI, no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A edição, realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, reuniu mais de 2500 pesquisadores.

Intitulado “Sistema Carcerário Brasileiro: Ineficiência dos Dispositivos Legais e o Impacto na Ressocialização do Detento”, o artigo científico escrito pelos dois alunos e orientado pelo professor se destacou entre os projetos apresentados na solenidade.

Para Marcos, a participação “trata-se de uma oportunidade de expandir as fronteiras da Universidade, permitindo o contato direto dos discentes com o mundo do ensino, pesquisa e extensão. A participação no Congresso incentiva e promove estudos jurídicos e responde ao desafio de projetar a pesquisa em Direito em busca de avanços no sistema de justiça e no desenvolvimento social do país.”

Vale ressaltar que o trabalho de Gabriela e Luis Felype também foi apresentado na XV Jornada de Iniciação Científica do UNIJALES. O professor Marcos, inclusive, foi o responsável pela direção de diversos estudos que enriqueceram a pesquisa da Instituição de Ensino Superior.

Sobre o CONPEDI, “o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, nesse sentido, apoia as instituições de ensino, fomentando discussões relacionadas a temas de interesse da pesquisa científica em Direito, proporcionando melhor qualificação do ensino por meio dos Encontros e Congressos que oferecem visibilidade à produção acadêmica.”, finalizou o docente.