Estudantes de Direito do UNIJALES participam de seminário em São José do Rio Preto

Evento comemorou os 80 anos das Consolidações das Leis do Trabalho - CLT

Na sexta-feira, 05 de maio, estudantes de Direito do Centro Universitário de Jales participaram do VII Seminário de Direito do Trabalho – 80 Anos de CLT na 22ª Subseção da OAB de São José do Rio Preto. O convite partiu do Dr. Cássio Tenani, coordenador da Comissão de Relacionamentos com as Instituições de Ensino da subseção citada.

Acompanhados pelo coordenador do curso, Prof. Ian Matozo Especiato e pela Profa. Lara Ludmila Alencar Antunes, os discentes acompanharam, das 8h às 18h, palestras realizadas no local.

A abertura ficou sob a responsabilidade do Dr. Samuel Hugo Lima, desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 15, com o tema “CLT 80 Anos: é Necessário um Novo Código do Trabalho?”, seguido da Mesa de Debates com o Dr. Henrique Correa, Procurador do Ministério Público do Trabalho – MPT; “Validade das Provas Digitais”, da Dra. Ana Paula Miskulin, juíza do Trabalho e “Turno Ininterrupto de Revezamento”, com o Dr. Ricardo Ortiz de Camargo.

Após o intervalo para almoço, o Dr. José Affonso Dallegrave Neto dissertou sobre um assunto bastante pertinente no momento, “O Novo Direito do Trabalho em Tempos de ChatGPT”. Logo, outra Mesa de Debates seguiu a programação do dia, tendo “A Efetividade da Execução Trabalhista”, pelo Dr. Elisson Miessa, procurador do MPT; “Provas de Ofício”, com a Dra. Luciana Aranalde e “CLT: 80 Anos: Desafios”, pelo Dr. Paulo Cesar Baria de Castilho.

O encerramento deu-se pela palestra “Direito do Trabalho no Contexto dos Direitos Humanos”, ministrada pelo ministro do TST, Dr. Augusto César Leite, que aproveitou a ocasião para o lançamento da recente edição de seu livro “Direito do Trabalho: Curso e Discurso”. Vale lembrar que este livro é um dos mais acessados da Biblioteca Digital do Tribunal Superior do Trabalho.

Ocasião

A data ficará marcada para muitos estudantes que vivenciaram a experiência ímpar, principalmente pelo contato com renomados nomes do Direito da nossa região. Para Flávia Carolina Valério, aluna do 9º semestre noturno, muitos palestrantes tiveram desenvolturas excelentes, dominando o assunto discutido com maestria, transmitindo a mensagem de forma clara e extremamente coerente.

Agradecimentos

O Centro Universitário de Jales sente-se honrado por poder proporcionar uma programação de qualidade para seus alunos. O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior agradeceu diretamente ao Dr. Cássio Tenani e ao presidente da 22ª Subseção da OAB/SP, Henry Atique e aos docentes que acompanharam os futuros bacharéis em Direito nesta incrível jornada.