Futuras pedagogas do UNIJALES visitam as salas da EJA na EE Dr. Euplhy Jales

Em 12 de maio, as alunas do curso de Pedagogia do 5º semestre do Centro Universitário de Jales estiveram presentes na Escola Estadual Dr. Euphly Jales, com o intuito de conhecer os alunos dos 9º anos e 1ª séries da Educação de Jovens e Adultos - EJA, acompanhadas da professora Tamar Naline Shumiski.

As discentes foram recepcionadas pela diretora da unidade, Carina Rogéria da Silva Carvalho e pela coordenadora, Patricia Pereira de Rezende Martha, além das docentes Sanderli Andrade Franchi Brizotti, de Língua Portuguesa; Mônica Regina Scaramuza Lima, de Matemática, e do professor Adauto José de Oliveira.

Durante a visita, as estudantes de Pedagogia tiveram a oportunidade de conversar e conhecer um pouco mais da rotina dos alunos da EJA, fazendo perguntas sobre os motivos pelo qual voltaram a estudar de modo tardio; o que pretendiam fazer, caso fossem dar no prosseguimento aos estudos; quais foram as dificuldades encontradas por eles nessa jornada dentre outras questões.

A classe possui tanto alunos jovens quanto pessoas acima dos 50 anos, fato que, segundo eles, só contribuem para a troca de experiências, oportunizando que os mais novos e inseridos no ambiente tecnológico ensinem aos que não estão adeptos à tecnologia, e os que possuem mais vivência transmitam sua experiência de vida.

De acordo com a coordenadora Patrícia, os alunos possuem dificuldades para copiar os textos da lousa e para resolver problemas matemáticos; no entanto, os professores se empenham o máximo para ajudá-los a superarem estas defasagens.

Por sua vez, o professor Adauto, de Biologia, relatou que trabalha com a sala conteúdos atuais relacionados ao meio ambiente, como, por exemplo, o fenômeno dos rios voadores, que têm um impacto significante em nossas vidas, e sobre o hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro.

Os demais docentes afirmaram que os estudantes são bem interessados, participativos e se esforçam para superar as dificuldades. “Muitos possuem grandes sonhos”, ressaltaram.

Uma das alunas de Pedagogia relatou sua própria experiência com a EJA; as dificuldades enfrentadas por ela e as conquistas até chegar ao ensino superior. Tal depoimento serviu como incentivo aos ouvintes para continuarem e não desistirem de suas metas e sonhos. No final, foi lido o poema “Nesta vida temos três professores importantes”, de Mário Quintana, para encorajá-los a concluir esta etapa da escolaridade e prosseguirem com a vida acadêmica.

Para a Profa. Ma. Tamar Naline Shumiski, os futuros educadores experimentaram na prática o que já estudaram em teoria. “Acredito que é muito importante a universidade interagir com a escola pública, para de conhecer de perto a realidade de alunos e professores do ensino Fundamental e médio, incluindo a EJA”, finalizou.