Gente da nossa cidade: muçulmanos Jehad Frihat e Simone Frihat abrilhantam noite no UNIJALES

Na noite do dia 22 de março, o casal Jehad Frihat e Simone Frihat, árabes muçulmanos residentes aqui em Jales há anos, realizou uma palestra com os alunos de Letras, História, Educação Física, Matemática e Pedagogia do Centro Universitário de Jales, sobre a cultura e a religião árabe; o Islamismo.

Jehad discorreu sobre vários aspectos da cultura, como culinária; dança do ventre; vocabulário; empreendedorismo; sobrenomes; partindo para outras temas como álgebra; astronomia e até navegação, além de outros assuntos. Relatou também a respeito do Islamismo, a fé no Alcorão, em Deus (Alá) e no profeta Mohammed. Segundo ele, o Islamismo tem cinco princípios básicos, conhecidos como Sharia, sendo eles; aceitar Deus como único e Mohammed como profeta; dar esmola de no mínimo 2,5% dos rendimentos para quem necessita; fazer a peregrinação até Meca ao menos uma vez na vida, caso tenha recursos; rezar cinco vezes ao dia, todos os dias e jejuar durante o Ramadã.

Simone, sua esposa brasileira, convertida ao Islamismo, falou sobre como o casal se conheceu, as vestimentas usadas pelas mulheres muçulmanas, o casamento muçulmano, os direitos e deveres das mulheres, dentre outros assuntos importantes.

O diálogo proporcionou considerável conhecimento aos docentes e discentes do UNIJALES, presentes na ocasião, que tiveram a oportunidade de não apenas ouvir os palestrantes, mas também interagir com eles por meio de perguntas.

Organizada pela professora Tamar Naline Shumiski, o encontro contou com a participação da professora Célia Regina Zerbato e do professor Léo Huber, além da coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Mary Lizete Lourenço dos Santos.

“O evento foi de grande importância para os futuros educadores, uma vez que agregou conhecimentos até então desconhecidos pela maioria dos alunos. Pretendemos continuar aproximando a comunidade da universidade, principalmente, valorizando os moradores de nossa cidade”, afirmou a professora Tamar.