Loading

Notícias

image

O FUTURO É FEMININO

Na noite do dia 30 de agosto de 2022, no Teatro Municipal de Jales, aconteceu o espetáculo teatral: "Simplesmente Mulheres" produzido pela Escola Livre de Teatro de Jales, com o texto brilhante de Elaine Sgobi. Intimista, interativo e representativo, assim foi o show da dramaturgia jalesense.

Apesar da herança social patriarcal, a mulher tem-se inserido no papel de protagonista de sua história assumindo novas funções e representações no mundo contemporâneo. Através do grito: Ei, mundo! repetido por uma das atrizes, várias vezes, e ao som da música "Maria da Vila Madalena" de Elza Soares, especialmente no trecho: "Aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço...”, foi possível sentir a voz que precisa sair e ser disseminada.

Ademais, retratos sem fotos, misturados a grandes nomes de mulheres brasileiras, deram à plateia o direito de pertencimento durante a narrativa - Eu sou essa mulher e posso me libertar também - não há a necessidade de quebrar o paradigma da organização familiar em que a matriarca cuida da casa, emprego e filhos, contudo, a contribuição e o respeito masculino precisam fazer parte do novo modelo do futuro feminino.

Diante de mulheres lembradas em cena, um trecho da feminista francesa Simone de Beauvoir casa com a proposta da peça: "Já tinha aprendido que a minha vida, como toda vida humana, eu mesma preparo para mim. E a substância dessa vida que o mundo me concede é sempre esmagada, esquartejada, dilacerada. Não se nasce mulher. A gente se torna mulher."

- Ei, mundo, somos simplesmente mulheres!


Desenvolvido por Tribo Propaganda