Loading

Notícias

image

O RETORNO ÀS AULAS NO SEGUNDO SEMESTRE EM MOMENTO DE PANDEMIA

Dia destes, andando pelo prédio da escola, me deparei com os corredores vazios, salas de aula apenas com as carteiras e cadeiras empilhadas, cantina, biblioteca e sala dos professores com as portas fechadas. Contraste gritante com a situação que antecedeu a pandemia causada pela COVID-19, com a presença alegre e contagiante dos alunos, professores e funcionários.
Bateu uma saudade imensa da convivência com todos no dia a dia da escola, de ouvir o burburinho e correria dos alunos nos intervalos, dos eventos no ginásio de esportes e gritos da torcida. Enfim, da alegria contagiante de todos que fazem parte da instituição.  
Somos seres individualizados, mas também coletivos e influenciados pelas relações sociais, portanto, posso afirmar com convicção: como faz falta este contato humano, este convívio e troca de sorrisos e abraços. 
Neste momento, tudo está complicado. Tanto para a escola como para as famílias. A ausência da rotina escolar tumultuou a vida dos professores, alunos, pais, direção e dos funcionários. O distanciamento que nos foi imposto pelo coronavírus, colocou sobre todos uma sobrecarga de atividades e responsabilidades.  
Os professores assumiram uma rotina de trabalho maior do que a anterior, enfrentando o desafio de ensinar, com muita criatividade, através de um celular ou de uma tela de computador. Os alunos foram privados da companhia dos amigos e da presença física firme e orientadora dos docentes. Quanto aos pais, tiveram suas responsabilidades ampliadas, tendo de conciliar a vida profissional com o acompanhamento escolar dos filhos. Os gestores das escolas tiveram de se preparar para agir com cautela e dentro da lei para atender a todos: alunos, professores, funcionários e familiares. 
Neste momento, portanto, todos aprendemos a trabalhar com desafios constantes, pois a cada dia temos de enfrentar uma nova situação tentando sobreviver a ela com criatividade e determinação, auxiliando e motivando todos para continuar trabalhando em uma escola vazia, mas viva virtualmente. 
Agora, no mês de agosto, tínhamos a esperança de retornar com as aulas presenciais e poder voltar a conviver e abraçar todos, acabando com esta saudade que vem nos consumindo. Infelizmente vamos ter de aguardar um pouco mais para comemorarmos este retorno e poder passar pelos corredores, entrar na sala dos professores e salas de aula e dizer em alto e bom tom, “bom dia flores do dia”, para esta equipe exemplar de docentes e funcionários e para estes alunos que trazem sentido à existência da escola. 
Nada nesta vida, entretanto, acontece por acaso. Durante esta pandemia aprendemos o valor e a importância de cada um dentro da instituição. Vamos retornar às aulas remotas, neste segundo semestre, mais fortalecidos, com muito otimismo, atendendo a todos da melhor forma possível, apesar das dificuldades, enfrentando com determinação os desafios, na certeza de que em breve estaremos juntos nos abraçando e retomando a rotina escolar, pois, com certeza, este momento vai passar.  

Rosangela Juliano Bordon Bigulin

Diretora de Graduação do UNIJALES


Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!