Loading

Notícias

image

O SIMPÓSIO DO RETORNO ÀS AULAS NA UNIJALES NA VISÃO DE UM ALUNO

Visando preparar os alunos para o retorno às aulas em um momento em que o país bate recorde e registra a maior média de mortes da pandemia, a Unijales, fazendo uso do bom senso, realizou um simpósio de três dias, com assuntos relevantes para o momento. Na primeira noite dia 17/02, na abertura, a fala da Diretora de Graduação da UNIJALES Rosângela Juliano Bordon Bigulin, foi de grande valia, pois além de riquíssima, foi esclarecedora, informativa e animadora, com relação à atual situação que vivemos. Fez referências e “mostragem" sobre as origens de nossa instituição, desde a criação da Escola Comercial, passando pela Faficle e chegando ao Centro Universitário, hoje UNIJALES, com o esforço e a dedicação da Família Soler. Relatou em seguida, o trabalho desenvolvido pela Instituição no ano de 2020 dentro dos três pilares da Educação Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão, demonstrando que a qualidade e os compromissos da Instituição foram mantidos, devido a rapidez das decisões tomadas pela IES e, sobretudo, pela dedicação e competência dos docentes e equipe do TI. A Professora Rosangela merece o nosso abraço e nossos cumprimentos pela digna abertura e explanação
No mesmo dia, a Palestrante Dr.ª Kélen Patrícia de Lima Fedichina, de forma humilde e com grande conhecimento falou sobre “Saúde Mental em Tempo de Pandemia”. Logo no início já nos emocionou quando citou a existência da alma, em seu comentário! Não é comum ouvirmos referências à alma, ao espírito, enfim, na atualidade e, o que é muito importante, sem se referir a "religiões"... Damos-lhe os parabéns e lhe desejamos muito sucesso em sua árdua missão dentro do campo da Psicologia, trabalho que desenvolve com competência dentro da Unijales.
No dia 18/02, a abertura foi realizada pelo competente Coordenador do Curso de Direito da UNIJALES, Professor Dr. Guilherme Soncini da Costa que enfocou o tema “É hora de Voltar.” Posteriormente o Professor Dr. Rodrigo Soncini de Oliveira Guena fez a apresentação oficial do palestrante, Prof. Dr. Masato Ninomiya, salientando que fora aluno do mesmo, quando cursava Direito na USP. Iniciando sua fala, abordando o tema “Direito Comparado: Direitos Sociais e Trabalhistas Brasil/Japão, o Dr. Masato agradeceu o convite para a participação no referido Simpósio e passou a discorrer sobre o CIATE, criado em 1990, no Japão; falou sobre as diferentes fases da imigração japonesa para o Brasil, iniciando-se em 1908 e acontecendo até 1941, quando foi interrompida pelo início da 2ª. Guerra Mundial, mas voltando a acontecer a partir 1952. Com relação à presença de brasileiros no Japão, o palestrante dissertou sobre as dificuldades que as leis naquele país impõem para a permanência contínua de pessoas do Brasil, dificuldade muitas vezes resolvida pelo casamento entre japoneses e brasileiros, fato que garante, portanto, a permanência tupiniquim no país do sol nascente....
Indo além, explicou que no Japão não existe o que aqui se denomina de Justiça do Trabalho! Os “problemas” existentes neste quesito, todos referentes a patrões e empregados (operários etc.), são tratados e resolvidos pelas Comissões Tripartites, formados por: Governo/Entidades Patronais e Sindicatos, no menor tempo possível, pois não há acúmulos de casos (processos) e os mesmos são prontamente resolvidos pelas Organizações ou Comissões regionais (existem 44 regionais nas 47 províncias existentes no Japão). De maneira geral, segundo o Dr. Masato, o japonês trabalha muito; 10, 12, 14, 16 e até 18 horas diárias; praticamente não tem férias, apenas 20 dias, após um certo tempo de trabalho, e mesmo assim em duas etapas de 10 dias cada. Ainda sobre os Direitos Sociais e Trabalhistas reinantes no Brasil e no Japão, o palestrante enfatizou ser “impossível compará-los” tais as diferenças entre ambos. Para encerrar, o Dr, Masato falou sobre a existência das Cortes Distritais e Cortes de Família que existem em todas as 47 províncias, inclusive na capital Tokyo; falou sobre os 8 Tribunais de Justiça e abordou ainda assuntos pertinentes ao FMI, à OAB, a existência de Faculdades de Direito nos dois países.
Na segunda palestra do dia, a convidada Dr.ª Sandra Maria Marcondes Carazo, abordou de forma extremamente competente o tema: Retorno às Aulas Com Segurança: “Um Por Todos e Todos Por Um”, após a abertura realizada pela Diretora de Graduação da UNIJALES, Prof.ª Me Rosângela Juliano Bordon Bigulin que, fez a apresentação da ilustre palestrante, recordando que fora professora da mesma na época de “colegial”. A Dr.ª Sandra discorreu sobre a atual Pandemia (COVID-19), sua gravidade e consequências, classificando-a como um grande desafio que a humanidade enfrenta, sendo o equilíbrio baseado nas precauções, cuidados, boa alimentação, higiene, não aglomeração, medicamentos, evitando-se o medo, o pânico e o desespero que só colaboram com os resultados negativos. Enfatizou o uso da Ivermectina e também da Cloroquina, como meios de prevenção e combate ao coronavírus e suas possíveis mutações. Quanto às Vacinas, a palestrante esclareceu sobre as primeiras e segundas doses a serem ministradas em toda população, respeitando-se os intervalos protocolares da OMS e alertando sobre a necessidade de se continuar precavendo com uso de Máscaras, Álcool em Gel e demais cuidados por tempo indeterminado, mesmo após a vacinação.
No dia 19/02, em salas diferentes, mas ainda, pelo sistema on-line, tivemos concomitantemente, duas palestras. Em uma sala o Professor Coordenador Guilherme Soncini falou sobre o Simpósio em si; sobre o NÚCLEO JURÍDICO que pretende instalar, já neste primeiro semestre letivo de 2021; local onde os alunos do 5.º semestre de Direito poderão receber informações, discutir assuntos relacionados ao Direito e participar de simulação de Júris. Enfocou também a participação dos referidos alunos nas AUDIÊNCIAS ON-LINE, com o Juiz Dr. Alessandro Yuri Kiataqui, como ocorreu no segundo semestre do ano passado. Também abordou o tema ESTÁGIOS dos alunos do 5.º semestre e traçou diretrizes para as futuras participações. Em outra sala, ocorreu um “bate-papo” sobre dúvidas dos novos estudantes (calouros) com relação ao uso das Plataformas Digitais, após o envio dos tutoriais. As instruções foram ministradas pela Prof.ª Marta Carvalho de Lima e por Marcelo Cerezo Bogás, ambos membros da Equipe TI (Tecnologia/Informação) da UNIJALES. Os alunos presentes participaram com perguntas e muitas dúvidas que foram solucionadas pelos experientes e competentes membros da TI.
Em síntese, o Simpósio foi oportuno e de grande valia e eficácia para todos os estudantes, novos e veteranos e de todos os cursos da UNIJALES para este novo ano. Nós, como “veterano duplamente”, acompanhamos as Palestras e delas muito usufruímos. Somos gratos pelos organizadores: Professora Rosangela Bigulin, Dr. Guilherme Soncini, Dr. Rodrigo Guena e pelos Palestrantes: Dr.ª Kelen Patrícia, Dr. Masato; Dr.ª Sandra Maria, Prof.ª Marta; Marcelo Cerezo e demais colaboradores.

Antonio Esquina Dias

ALUNO DO CURSO DE DIREITO - 5.º SEMESTRE NOTURNO



Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!