Loading

Notícias

image

Pedagogia e Educação Física realizam I Simpósio "Desafios da Inclusão numa Sociedade Excludente"

Entre os dias 24 e 28 de agosto, os cursos de Pedagogia e Educação Física da Unijales realizaram o I Simpósio online “Desafios da Inclusão numa Sociedade Excludente”, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O Simpósio foi organizado pelas coordenadoras Mary Lizete Lourenço dos Santos e Viviane Kawano Dias, com a participação dos professores de cada curso. 
O evento foi idealizado para suprir a lacuna dos encontros presenciais, porém, mesmo online, a qualidade das palestras e mesas redondas foram de excelência. 
O evento começou no dia 24 de agosto, segunda-feira, com a palestra Política da Educação Inclusiva, ministrada pela professora especialista, Mariângela Nunes. 
Na terça-feira, a professora especialista Marta Gomes Nicoletti falou sobre “Deficiência Física no Contexto do Atendimento Educacional Especializado / AEE”.  
Outros temas como “Deficiência Auditiva no Contexto do Atendimento Especializado / AEE, pela professora especialista Vania Maria Pacheco e “Inclusão Social e Direitos Humanos” com a professora Mestre Errivaine Aparecida Pereira foram apresentados aos participantes do 1º Simpósio online. 
No dia 28 de agosto, sexta-feira, uma mesa redonda encerrou o evento educacional. O tema abordado foi “Relatos e Reflexões sobre os diferentes olhares para uma Educação Inclusiva”. Para este bate-papo, os convidados, a professora especialista Iris Aparecida Abreu da Silva, a professora Mestre Sandra de Souza Nery, a professora especialista Silvana Silva Okumura e o professor especialista Washington Pissuto fizeram relatos emocionantes e falaram sobre a temática.  
Para participar do Simpósio, os alunos doaram materiais e utensílios para a Casa Funcional da APAE de Jales. 
Além dos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Unijales, o evento contou com participantes, professores e estudantes de toda a região, totalizando 400 pessoas por noite. 
As coordenadoras Mary Lizete e Viviane agradecem o suporte e a colaboração da professora Mariângela Nunes, Coordenadora de Educação Especial do Núcleo Pedagógico da DRE – Região de Jales. 


Desenvolvido por Tribo Propaganda