Prática como Componente Curricular “Literatura Brasileira” é trabalhada por estudantes de Letras

Futuros professores dialogaram com alunos do Ensino Médio da EE Dr. Euphly Jalles sobre o contexto histórico literário do Romantismo no Brasil

No início de maio, estudantes do curso de Letras foram até a Escola Estadual Dr. Euphly Jalles e apresentaram a Prática do Componente Curricular “Literatura Brasileira” aos alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para trabalhar sobre, o Romantismo foi a temática escolhida da noite.

Os acadêmicos discorreram sobre a Poesia Romântica Brasileira e a contextualização histórica das diferentes gerações. A jovem plateia presente na Sala de Cinema da escola foi interativa e atenciosa com as apresentações, acompanhada das professores Roseli Cândida da Silva, Dalva Fátima Martins e Rosemeire Batista Vale.

Prática como Componente Curricular

Segundo o Parecer CNE/CP nº 28/2001, a prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino. Sendo a prática um trabalho consciente (…) de apoio do processo formativo, a fim de dar conta dos múltiplos modos de ser da atividade acadêmico-científica. Assim, ela deve ser planejada desde a elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu percurso. Em articulação com o estágio supervisionado e com as atividades de trabalho acadêmico, ela concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador.

Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar. Para que tal proposição aconteça faz-se necessário uma prática pedagógica crítico-reflexivo, onde os saberes transitem por todas as áreas do conhecimento. E claro, esta Prática deve, efetivamente, ocorrer na escola.

Gratidão pela receptividade

O Centro Universitário de Jales agrade toda a equipe da EE “Dr. Euphly Jalles” que recebeu com acolhimento e carinho nossos discentes de Letras. Gratulação para as professoras que acompanharam os alunos e as apresentações, como também para a diretora da Unidade de Ensino, Carina Rogéria da Silva, vice-diretora Denise Vilela e coordenadora Célia Leocci.

Para todos houve o gostinho de “Bis”, principalmente pela receptividade e alegria de levar nossos graduandos a atuar no chão da Escola Pública Jalesense, que é referência no Estado de São Paulo.