Professores do Centro Universitário de Jales se reúnem para discutir propostas de ensino para 2022

Depois de dois anos trabalhando de forma remota, a equipe do Centro Universitário de Jales reuniu-se em duas calorosas noites desta semana (8 e 9 de fevereiro). O objetivo era realizar a atribuição de aulas do corpo docente e o planejamento para o ano de 2022.

Aproveitando a ocasião, a atual vice-reitora, Rosangela Bordon Bigulin, responsável por fazer a abertura apresentou aos professores a nova diretoria da instituição e as metas e ações da IES para o próximo quinquênio, destacados no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

Além de discutir sobre as novas tecnologias e de como todas as práticas utilizadas durante as aulas remotas flexibilizaram e alteraram a forma de promover o ensino tradicional, salientou que todas essas mudanças vieram para ficar. Enfatizou aos presentes a necessidade de expandir ainda mais os projetos de Pesquisa e Extensão, assim como a necessidade de apoiar os estudantes a adentrarem aos Programas de Iniciação Científica.

Comentado sobre o tripé obrigatório nas universidades (ensino, pesquisa e extensão), o diretor de Pesquisa e Extensão, Silvio Luiz Lofego ressaltou o quanto a tríade é indissociável e que necessita de atenção e planejamento para que realmente se efetive. Na presente ocasião, destacou a importância de se trabalhar ainda mais a questão da diversidade e tolerância e o dever como cidadãos e educadores de levar luz e respeito, principalmente em períodos tão difíceis como os que a humanidade presencia.

Uma das metas do Centro Universitário de Jales para 2022 é intensificar o desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica e Extensão, cujos resultados deverão chegar à comunidade. Para tanto, a Unijales desenvolve um Programa de Incentivo à Pesquisa (PIC/UNIJALES) e uma Revista Científica on-line, a Reuni, com artigos de relevância produzidos por professores e alunos da instituição.

A nova diretoria também apresentou seus respectivos papéis e as mudanças que foram e estão sendo realizadas na estruturação da equipe. Participaram da abertura da reunião o reitor, Junior Soler, a vice-reitora acadêmica, Rosangela Bordon Bigulin, a diretora de graduação, Viviane Kawano Dias, a diretora de Pós-graduação e coordenadora da Educação a Distância, Jéssika Viviani Okumura, o diretor de Pesquisa e Extensão, Silvio Luiz Lofego e a secretária geral, Rosinei Fonseca.