Projetos Interdisciplinares, minicursos e eventos levam conhecimento ao curso de Biomedicina

Projetos Interdisciplinares de Biomedicina, minicursos e participação em evento levam conhecimento aos alunos do UNIJALES

Visando proporcionar amplo conhecimento entre os estudantes, os alunos do 5º e do 7º semestre do curso de Biomedicina do UNIJALES foram responsáveis por diversas ações nos últimos meses. Entre cursos de extensão e palestras, as atividades faziam parte dos projetos interdisciplinares do curso, coordenado pela Profa. Ma. Kelys Ramos, também responsável pelo curso de Farmácia da instituição.

Gestão Laboratorial

No dia 12 de maio, o biomédico Izidoro Borges Neto atentou os alunos para uma importante ação que é a gestão laboratorial e controle de qualidade dentro dos laboratórios e postos de coleta, tanto públicos quanto privados. A regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa se estende sobre a realização de exames de patologia, análises clínicas e citologia, na qual padroniza critérios sanitários que garantem a segurança e qualidade no atendimento dos pacientes, sinalizando a emissão de alvarás para tais locais. A palestra ficou sob a responsabilidade do 7º semestre de Biomedicina.

Prevenção combinada

Sendo também uma organização dos alunos do 7º semestre de Biomedicina e promovida pelo Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, o SAE/CTA de Jales, a palestra “IST/HIV/AIDS e Prevenção Combinada”, realizada no dia 25 de maio, orientou e informou os presentes sobre as principais infecções sexualmente transmissíveis, sanando dúvidas e relatando casos que ocorrem com frequência. Um dos temas que entraram em pauta foram os atuais PEP (Profilaxia Pós-Exposição), ou seja, medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção pelo HIV, em caso de recente contato com o vírus, PREP (Profilaxia Pré-Exposição), na qual há a utilização de medicamento para evitar que um indivíduo que não tem HIV adquira a infecção quando se expõe ao vírus, assim como transmissão em rede e prevenção combinada. Participaram da palestra, a enfermeira Gilda Maria Donda Grigolin, o psicólogo Kleber R. Trevizoli da Silva e a fisioterapeuta Dieine Morise Mendes Garcia, que fazem parte do SAE/CTA do município.

Primeiros Socorros

Biomedicina e Farmácia tiveram uma noite ímpar no dia 26 de maio, e passaram por palestra e treinamento sobre “primeiros socorros”, ministrados pela equipe do Corpo de Bombeiros de Jales. A dinâmica permitiu a interação entre os profissionais e os estudantes, que adquiriram conhecimentos primordiais para serem aplicados em situações emergenciais; ações extremamente necessárias a ser colocadas em prática enquanto aguardam o socorro chegar ao local da ocorrência. Desta vez, quem tomou à frente da organização foram os alunos do 5º semestre de Biomedicina.

Participação no 1º Torneio Play Arena Beach Jales

Orientar sobre possíveis doenças, assim como informar sobre a realização de procedimentos estéticos estiveram no roteiro dos estudantes no 1º Torneio Play Arena Beach, realizado no Clube do Ipê, na cidade de Jales. A participação faz parte do projeto interdisciplinar organizado por alunos do 7º semestre.

Minicursos e participações em eventos marcam o final de semestre dos alunos

Além dos projetos interdisciplinares, os estudantes de Biomedicina tiveram a oportunidade de participar em mais dois minicursos.

Perfumaria artesanal

Aos que visam seguir na carreira de perfumaria e cosmetologia, um minicurso foi ministrado para os alunos de Biomedicina e Farmácia. Nas duas noites de aula (26 e 27 de maio), Tiago Henrique da Silva Neves, ensinou para os discentes, diferentes técnicas na fabricação de cosméticos e também de perfumaria artesanal. Houve todo um trabalho envolvendo o auxílio na escolha da matéria-prima correta e o uso de ferramentas que garantam qualidade, beleza, e entreguem um produto final com excelente valor de mercado. Tiago também trabalhou com identificação das melhores práticas de venda e a colocação final do produto. O prof. Dr. Luis Lenin Vicente Pereira foi responsável por trazer o minicurso.

Curso de Necropsia

Conhecimento extra nunca é demais. Embasando-se no enriquecimento educacional dos alunos, o Prof. Me. Adônis Coelho trouxe o palestrante Marcos Rechi Siqueira, auxiliar de necropsia na Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo, que aplicou o curso para os alunos no início do mês de junho. Marcos falou sobre as técnicas de necropsia, preservação e embalsamento do cadáver, assim como auxiliou os cursantes na pesquisa laboratorial e microbiologia e parasitologia médica, imunológica, hematológica e bioquímica. Foi ministrada tanto a teoria quanto a prática.