Representantes do CREFITO3 promovem conscientização sobre Terapia Ocupacional em Jales

Para falar sobre o novo curso do UNIJALES, visitas foram feitas nas escolas e rádios locais

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, a cidade de Jales recebeu uma visita significativa e esclarecedora dos representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO3, Dra. Carolina Jessica Salado, Diretora-Tesoureira, e Dr. Selmo Mendes Elias, Delegado e Assessor Institucional. Seu propósito era desmistificar e promover entendimento sobre a profissão de Terapia Ocupacional, uma área de atuação vital no campo da saúde e bem-estar.

Durante esses dois dias, os representantes do CREFITO3 tiveram um grande itinerário educativo. O foco principal da visita ao município foi o apoio à abertura do curso de Terapia Ocupacional no Centro Universitário de Jales – UNIJALES, por meio da Comissão de Apoio à abertura de novos cursos de Terapia Ocupacional no Estado de São Paulo.

Os profissionais buscaram promover a importância e os benefícios desse campo em crescimento.

O verdadeiro significado da Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional vai além do termo "ocupacional". Sua essência reside na melhoria da qualidade de vida, reintegração e capacitação de indivíduos para realizarem as atividades do cotidiano que são significativas para eles. Enquanto o termo "ocupacional" pode sugerir apenas trabalho ou ocupação, na verdade, abraça tudo o que um indivíduo faz durante o seu dia, incluindo autocuidado, produtividade e lazer.

A profissão de Terapia Ocupacional concentra-se na promoção da saúde mental e física, capacitando indivíduos a superarem limitações físicas, cognitivas, emocionais ou sociais que possam impactar suas habilidades para realizar as atividades diárias. Isso é alcançado através de técnicas terapêuticas personalizadas, adaptando o ambiente e fornecendo suporte emocional para facilitar a independência e a autonomia.

Dra. Carolina Jessica Salado, para esclarecer ainda mais a profissão, gravou um vídeo institucional que será divulgado nas redes sociais do UNIJALES, visando a disseminação de informações claras sobre o campo da Terapia Ocupacional. Este vídeo busca desmitificar equívocos e promover entendimento sobre como essa profissão se torna essencial na vida das pessoas, independentemente de sua idade ou condição de saúde.

A abordagem diversificada dos representantes do CREFITO3 incluiu não só a interação com alunos do 3º ano do ensino médio em diversas escolas, mas também entrevistas em rádios locais. Essa estratégia de comunicação buscou alcançar diferentes públicos, educando e sensibilizando sobre a importância e o alcance da Terapia Ocupacional na sociedade.

Este esforço educacional e informativo dos representantes em Jales evidencia o compromisso em difundir o conhecimento sobre a Terapia Ocupacional, revelando sua verdadeira essência além do termo "ocupacional", mostrando como essa prática é crucial na promoção da qualidade de vida e no auxílio à superação de desafios diários para muitos indivíduos.

Excelente trabalho

O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, agradeceu o trabalho realizado no município durante os dois dias. “Por esta incrível parceria, gostaria de expressar minha mais profunda gratidão à Dra. Carolina Jessica Salado e ao Dr. Selmo Mendes Elias, representantes exemplares do CREFITO3. Sua dedicação incansável e impecável profissionalismo ao promover a conscientização sobre a Terapia Ocupacional em nossa comunidade é verdadeiramente inspiradora. Não posso deixar de destacar e agradecer o excelente compromisso da coordenadora do curso de Serviço Social, professora Maria Aparecida Moreira Martins, cuja presença e apoio incansável foram fundamentais em todas as visitas realizadas, além dos repórteres das rádios locais que abriram espaço em sua programação para nos receber. A todos vocês, meu sincero agradecimento por esse trabalho transformador e essencial para o desenvolvimento de nossa instituição e da sociedade que servimos."