Revista Científica da Unijales aborda temas que estiveram em constante pauta no último ano

Análises vão desde o uso de medicações no tratamento da covid-19 ao risco de contaminação de jalecos devido ao manuseio incorreto de itens de biossegurança

Chegando em sua décima segunda edição, a Reuni – Revista Científica do Centro Universitário de Jales, traz em seu conteúdo pautas que tiveram grande repercussão nos últimos anos, principalmente se tratando da pandemia da covid-19.

Fruto do IV Fórum Científico (11 e 12 de agosto), do PIC 2021 – Programa de Iniciação Científica e da XIV Jornada de Iniciação Científica, realizada nos dias 11 e 12 de novembro, a editoração, como o próprio nome sintetiza, possui o foco em reunir e oferecer aos leitores um conteúdo de qualidade que possa cooperar no progresso do ensino e da pesquisa, incentivando a busca por um melhor processo formativo.

De temas como Respeitar a Ciência é Respeitar a Vida, Ciência On-line e os Novos e Velhos Desafios, surgiu o mote para dar vida à 12ª edição da revista, sendo ele Saúde & Sociedade.

Para o editor-chefe da Reuni, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, o cenário atual reforçou a necessidade de lutarmos em favor da pesquisa acadêmica. “A penumbra das novas ondas de contágios e suas variantes teve como contraste a luz lançada pela ciência, emanada de centros de pesquisas por todo o planeta, trouxe vacinas e fortaleceu nossa esperança”, ressaltou.

Silvio, que também é diretor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Jales, deixa bem pontuada a questão de que cabe ao Ensino Superior formar indivíduos que sejam capacitados a levarem à sociedade a libertação do senso comum; aquele adquirido por repetições e hábitos coletivos, e promover o pensamento claro e crítico, de modo que haja a quebra daquela realidade que apenas condiz para quem está inserido naquele determinado contexto.

O trabalho reuniu onze produções, resultado de um uma árdua laboração entre alunos, professores da Unijales e a participação de docentes de outras instituições, inclusive internacionais, sendo eles: A escala de medidas de independência funcional em pacientes com acidente vascular encefálico, da autoria da acadêmica de Fisioterapia, Isabela Borges Daguam e da Profa. Ma. Adriana Cristina Lourenção; Atuação da fisioterapia pós-parto, da também estudante de Fisioterapia, Geovanna Silva Machado com a colaboração da Profa. Ma. Roselene Cristina Tribioli Iamamoto; Avaliação do uso de Pisctrópicos dispensados pelo sistema único de saúde(SUS) frente à pandemia da covid-19 na região Noroeste Paulista, das acadêmicas de Farmácia, Keli Aline Sanches Palhares, Ketrillin Kawane Proni Ferreira, Natally Rol da Rocha Vicentin junto ao Prof. Me. Adônis Coelho; Drenagem linfática no tratamento de mulheres mastectomizadas radicalmente, de autoria das alunas de Estética e Cosmética, Jéssica Fernanda Nascimento Martins, Kenia Dayane Cantares Martins, Michelle Correa Botassin e do Prof. Esp. Wederson do Livramento; Impacto na qualidade de vidas de mulheres com incontinência urinária: Estudo de revisão, da aluna de Fisioterapia Beatriz Mariano Rodrigues e da Profa. Ma. Roselene Cristina Tribioli Iamamoto; Influências do ciclo menstrual no treinamento resistido, das graduandas em Educação Física Jéssica Moretti Martinez, Suéllen Karla Pedro Silva e da Profa. Esp. Denise Izabel Alves de Lima Custódio; Ivermectina: Uso no tratamento da covid-19, de Luciana Galhardi Garcia, Priscila Sulina Tavares e do Prof. Esp. Eduardo Yukio Yasunaga; O papel da teoria hermenêutica na concretização dos direitos humanos e fundamentais, do Prof. Dr. Pablo Jiménez Serrano e da Profa. Dra. Regina Célia Martinez; Regulação de pesquisas com seres humanos: Um estudo comparado entre Brasil e Portugal, de autoria do Prof. Me. Ian Matozo Especiato; Tratamento fisioterapêutico na disfunção sexual feminina Dispaurenia, da discente Nathalia Rodrigues Freire e O uso incorreto dos jalecos por profissionais da saúde e a contaminação por microrganismos, de Leonardo Rossi Silva, Saulo Muniz Rocha Dutra, Thalliny Resende Oliveira com o Prof. Me. Adônis Coelho.

Aos que quiserem compartilhar das pesquisas citadas acima, basta acessar o site www.unijales.edu.br e clicar na aba “Reuni”, localizada no canto superior direito, ou, caso prefira, vá direto à reuni.unijales.edu.br.